Se tivermos que citar uma característica principal do jeans é sua versatilidade. Qual outra peça transita tão bem em todos os ambientes quanto uma calça jeans?! Mas um uso que gera muitas dúvidas se é adequado ou de como usar é no trabalho. Por esse motivo preparamos esse super guia pra você acertar sempre usando jeans no trabalho. 

Tudo azul: guia para usar jeans no trabalho
Foto: Reprodução

Perca o preconceito 

Durante muito tempo se acreditou que jeans só servia para ambientes de descontração, fora do trabalho e que esses ambientes exigiam looks formais completos, sempre sociais. A versatilidade do jeans reside exatamente nisso, com a lavagem e modelo certo e complementos adequados, ele pode sim enfrentar o ambiente de trabalho. As próprias empresas, mesmo as mais formais, já estão mais relaxadas com isso. Mas é claro, cabe sempre consultar a política de vestuário do lugar onde você trabalha para evitar problemas.  

Quais modelos? 

Os melhores modelos para levar o jeans para o trabalho são os mais discretos e clássicos. As calças retas imitam o corte de uma calça social e, por isso, são perfeitas. Da mesma forma, o skinny acompanha o corpo, sendo discreto e sofisticado na medida. Já o flare, apesar de chamar mais atenção é uma opção muito elegante e, por isso, na lavagem certa, pode ser muito adequado. Evite os modelos mais despojados, como destroyed ou boyfriend que podem deixar o seu look fora do lugar. 

Por falar em lavagem… 

Prefira também as mais clássicas, denim tradicional e os tons mais escuros que são mais sofisticados. Evite as lavagens mais claras, que deixam o resultado bem mais casual. Também prefira peças sem detalhes, sejam efeitos na lavagem, como desbotados estratégicos ou borbados e aplicações. Escolha a simplicidade. Se o seu ambiente de trabalho permite o jeans, mas ainda tem alguma formalidade, as calças em jeans preto são ideais por se aproximarem ainda mais de uma calça social.  

Escolhendo complementos  

Blazer  

O blazer é uma peça ideal por ser uma peça característica dos ambientes corporativos. Dessa forma, ele cria um equilíbrio entre formalidade e casualidade quando junto ao jeans, deixando seu jeans instantaneamente mais elegante. Escolha um blazer liso e com corte ajustado, de preferência mais comprido, na linha do quadril.  

Camisa de Seda 

Outra peça que, não importa o look em que é usada, deixa tudo mais sofisticado. As camisas de seda também são símbolos do ambiente corporativo, com o bônus da feminilidade que trazem para o look. São par perfeito para todos os tipos de jeans, mas, em especial, para o skinny. Vale a apostar nas clássicas, em branco e preto, e se for permitido, ousar um pouco escolhendo modelos com cor ou alguma estampa.  

Regata de seda ou crepe 

Na mesma linha, para os dias mais quentes, uma opção são as regatas em crepe ou seda, que possuem a mesma sofisticação da camisa. Prefira sempre as que ficam mais folgadas ao longo do corpo, para evitar uma sensualidade excessiva e inadequada. 

Camiseta 

Se o seu ambiente de trabalho permite esse nível de casualidade, as camisetas de malha também compõe looks lindos e adequados. Escolha uma malha mais fina e folgadinha, com decote em v e, independente da cor, prefira camisetas lisas, sem qualquer estampa. Colocada pra dentro em um look com calça flare fica fantástica! 

E nos pés?  

Os calçados ideais para o ambiente de trabalho são os mais sofisticados, como sandálias de tiras finas, scarpins e sapatilhas, para uma opção sem salto. Tênis, botas e outros calçados mais casuais devem ser tirados de cogitação.   

Agora você já sabe como levar o jeans para o trabalho e montar looks incríveis. Conte pra gente o que achou das nossas dicas.  

Comentário

Comentários