O círculo cromático contém 12 cores, sendo 3 primárias (vermelho, azul e amarelo), 3 secundárias, geradas a partir da mistura das primárias, e 3 terciárias, criadas pela combinação das cores secundárias com as primárias. 

O círculo cromático é uma ferramenta poderosa de estudo das cores, por isso, é tão utilizado por profissionais da área, como artistas plásticos, designers e estilistas.

Na prática 

O círculo segue padrões de combinação. Existem muitos tipos de cores, que criam visuais diversos.  

Entre estes, nós separamos alguns que podem cair bem com seu jeans. 

como-usar-o-circulo-cromatico-e-combinar-com-jeans-1
Foto Reprodução

Harmonia análoga 

As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo. Normalmente, a composição se dá com uma cor primária e uma ou duas cores secundárias que estão ao seu lado. 

Para quem for investir na harmonia análoga, a sugestão é destacar uma cor e deixar as demais nos acessórios ou peças complementares. Se escolher uma calça em denim, você pode combinar com uma blusa roxa ou turquesa. 

Harmonia complementar 

Aqui o padrão acontece entre as cores que estão em posições opostas no círculo cromático. O resultado é um look bem mais contrastante e intenso, por isso, requer cuidado. 

Você pode deixar o jeans como uma base neutra e ousar nas cores dos outros itens, que podem mesclar vermelho e verde. Também é possível tornar o denim protagonista, combinando tons de azul e de mostarda. 

Tríade 

As tríades são trios compostos por cores que estão em posições equidistantes dentro do círculo.

É uma proposta que pode ser bastante explorada e que por isso foi muito usada no ápice do color blocking. Roxo, laranja e verde ou azul, laranja e verde são algumas das opções de combinação. 

como-usar-o-circulo-cromatico-e-combinar-com-jeans-2
Foto Reprodução

Monocromático 

O monocromático nada mais é do que usar uma mesma cor em todo o look, podendo ou não ser quebrada pelos acessórios. 

No universo do jeans, aqui entra o all jeans e a criação de uma paleta de azuis, combinando o denim com outros tecidos, por exemplo. 

Tom sobre tom 

Outra possibilidade clássica e muito elegante é mesclar diferentes tons de uma mesma cor. Você pode brincar com um degradeé, escolhendo um tom mais escuro na blusa e um mais claro na parte de baixo, ou usar a criatividade, explorando as tonalidades desordenadamente.
Com jeans, é possível investir em vários tons no all jeans, combinação que está super em alta. 

Entender os métodos da moda e estudar as cores ajuda a criar looks mais interessantes. Aproveite essas informações para montar visuais incríveis com o seu jeans. 

Comentário

Comentários