Entender como organizar seu estoque pode ser o grande segredo para o bom funcionamento de uma loja. Na troca de estação, sobretudo, uma boa gestão pode ser determinante para uma boa transição. Esse post traz dicas preciosas para que a troca de coleções seja um sucesso em sua loja. 

Como organizar o estoque em troca de coleções?

Analise o cenário 

Para que a transição entre estações funcione bem na sua loja, é preciso entender como está o cenário atual. Entenda como anda o seu estoque: Boa parte das peças da estação passada já foi vendida? Existem peças encalhadas?  

Essa primeira fase ajuda a entender quais ações você precisa tomar e a motivação por trás delas. Um exemplo seria, no caso de um estoque encalhado, intensificar as ações de marketing das liquidações, bem como promover maiores descontos para que as peças tenham saída. 

Analise também as suas finanças, veja se estão apertadas e existe necessidade de lucrar com as liquidações ou até mesmo repensar as compras. Verificar o que tem ou não saído pode determinar se as compras feitas até então estão funcionando ou não e ajudar a tomar decisões na compra do novo estoque.  

Atenção aos básicos 

Em toda loja existem peças que sempre possuem saída. Normalmente são as peças mais básicas e clássicas, como uma calça skinny lisa índigo. Mas podem ser também peças que se tornaram símbolo da sua loja. 

Tenha sempre atenção na reposição dessas peças. Elas garantem a satisfação de muitos clientes e ainda podem ser responsáveis por manter seu caixa estável mesmo em tempos de crise ou numa época de compras sazonais que não estão funcionando.  

Antecipe as compras 

Não deixe para comprar seu novo estoque de última hora. Se organize para realizar as compras com antecedência e tenha diversas vantagens. 

A primeira delas são as condições de pagamento. Você acaba conseguindo descontos, além de poder  ter mais parcelas para pagar, tornando essa etapa mais fácil. 

Você também poderá se organizar de antemão, podendo escolher quando e como apresentar as novas peças e não ficando com estoque desfalcado. Sua loja acaba ganhando vantagem frente a concorrência, afinal, você poderá apresentar as novidades para os clientes antes de todos.  

Tenha um espaço organizado 

Estruturar bem o espaço da sua loja é fundamental. Na parte visível aos clientes, tenha uma área em que o trânsito seja fácil, com bom distanciamento entre as araras. Da mesma forma, mantenha displayers e araras bem organizados, sem muitas peças amontadas, facilitando a visualização dos clientes. 

No espaço interno é essencial que as peças sejam bem categorizadas e guardadas de forma organizada. Isso vai facilitar o trabalho a sua equipe no dia a dia, assim como facilitar seu trabalho na hora da troca de estação.  

Assuma o controle  

Planilhas, essa é uma das palavras mais importantes para quem gere uma loja. Tenha planilhas organizadas no seu computador, tomando nota sobre as peças adquiridas, a data de aquisição valores, número de peças, atualizando esses dados continuamente. 

Assim você cria um controle que permite analisar as situações da melhor forma e toma atitudes mais sábias na hora de mudar o estoque.  

Se prepare bem antes de alterar as coleções em sua loja e seu bom funcionamento estará garantido. E, na hora de adquirir sua nova coleção, conte com a Consciência Jeans! 

Comentário

Comentários