O jeans é uma peça resistente e que dura muito mas, para isso, precisa ser bem cuidado. Uma coisa que apavora quem ama jeans é o desbotado da peça, que muitas vezes em poucos usos, fica com cara de velha. Para evitar isso e fazer sua peça durar mais, siga as nossas dicas. 

Como lavar o jeans sem desbotar
Foto: Reprodução

Leia as instruções da peça 

 Toda peça de roupa vem com instruções de lavagem na etiqueta e atentar para isso é imprescindível.  Algumas peças precisam ser lavadas sozinhas, por exemplo, outras exigem um espaçamento de tempo maior ou menor entre uma lavagem ou outro, além disso existem produtos que podem ou não ser usados durante o ciclo da lavagem. Como essas instruções normalmente são dadas por símbolos, é importante fazer um busca para saber o que cada um significa.   

Lave seu jeans com menos frequência  

Você sabia que não precisa lavar o jeans toda vez que usa? O CEO da Levi’s já, até mesmo, declarou que a peça não precisa ser lavada nunca. Mas é claro que não precisamos levar isso ao pé da letra. Diferente das peças mais delicadas, como é um tecido resistente e grosso, o jeans pode ser usado mais vezes antes de precisar de uma lavagem. O ideal é que ele seja higienizado depois de ter sido usado por cerca de 5 vezes.  

Vire a peça do avesso 

Para evitar o atrito do jeans com a máquina e outras peças dentro dela, vire sua calça do avesso antes de lavar. Confira também se os botões e zíperes estão fechados. Isso vai manter sua cor bem mais conservada, por muito mais tempo e ainda vai evitar desgastes do tecido, como puídos e desfiados. 

Lave no ciclo delicado 

Para conservar seu jeans pelo maior tempo possível, quando for lavaá-lo na máquina, prefira o ciclo destinado a roupas delicadas. Esse ciclo evita o excesso de atrito, evitando o desgaste da cor ou do tecido. 

Lave com água fria 

Nunca lave sua calça jeans com água quente, a não ser que queira ter uma peça desbotada. Em lugar disso, encha sua máquina ou tanque com água fria ou, caso seja imprescindível, água morna. A água em alta temperatura pode danificar a peça e acelerar o processo de perda de cor. Há quem diga que somente a baixa temperatura já é suficiente para a higienização da calça, colocando ela em um saquinho e deixando no freezer por cerca de 12 horas. 

Truques para evitar o desbotamento 

Além das técnicas que listamos aqui, existem alguns truques que você pode implementar na lavagem das suas roupas para evitar que ela perca cor, olha só: 

  • Use sempre sabão neutro; 
  • Adicione sal na lavagem: para uma máquina de cerca de 6kgs, adicione 3 colheres de sopa de sal na água. Você também pode deixar sua calça de molho antes de lavar durante uma hora. Para cada 4 litros de água na bacia, utilize duas colheres de sopa de sal; 
  • De forma semelhante, você pode usar vinagre branco. O vinagre ainda ajuda a tirar qualquer mal odor da peça e não deixa seu próprio cheiro. As medidas são meio copo de vinagre para uma bacia de 4 litros ou 200ml para uma máquina de 6kg. 

Viu como é fácil manter seu jeans sempre novinho? Basta seguir nossas dicas e truques e você terá uma peça sempre linda com você. 

Comentário

Comentários