O armário cápsula é o novo conceito no mundo da moda. O seu objetivo? Criar um guarda-roupa com inúmeros looks com poucos itens para uma temporada.

Na hora de se vestir você pode economizar tempo e ainda evitar o seu consumo impulsivo. Esta ideia surgiu da norte-americana Caroline Rector, com objetivo de criar um guarda-roupa compacto com apenas uma quantidade de peças.

Através de peças básicas fica bem mais fácil montar looks, no entanto, para não errar é preciso combinar estampas. Além disso, vale se guiar pela cor das peças, ou seja, fazer a combinação seguindo a mesma paleta de cor.

Além disso, é preciso optar pelas cores neutras e sapatos atemporais. Outra forma de mudar os seus looks, é sair da calça jeans e camisa padrão é apostar em acessórios como cintos e colares. Para aprender a montar o seu, veja nossas dicas a seguir.

Lista básica para Armário cápsula

armario-capsula-quais-pecas-devo-comprar
Foto: Reprodução

Alguns itens são padrões e não podem faltar, veja abaixo uma dica de quais:

  • Bermudas: uma jeans e outra colorida;
  • Blusas: blusas variadas;
  • Calças: calça jeans escura, alça jeans clara, calça preta e uma calça de tecido leve;
  • Camisas: branca, preta e uma colorida;
  • Camisetas: branca, preta de gola “v”, regatas de malha ou seda;
  • Jaquetas: jeans, de couro e um blazer;
  • Saia: curta e uma saia longa leve;
  • Sapatos: um tênis, uma sandália plataforma ou um sapato de salto grosso, uma sandália rasteirinha, uma sapatilha e um scarpin;
  • Vestidos: curtos e longos.

Como montar um armário cápsula

Para fazer um armário cápsula funcional é preciso um pouco de dedicação, porém, nada é impossível. Veja a seguir como criar o seu e siga as regras básicas apresentadas.

Escolha 37 peças do guarda-roupa

Neste caso, pode ser um pouco mais, já que não é um número fixo, no entanto, é preciso definir conforme a estação. Deste modo, escolha entre partes de baixo, partes de cima, vestidos, peças únicas no geral, casacos e sapatos.

Na contagem são descartados itens como roupas de treino, joias, acessórios, bolsas, maiôs, pijamas, roupas de casa e lingerie. Para ajudar utilize nossas sugestões acima das peças que são essenciais.

Use sua seleção em tempo determinado

Como saber o tempo pode ser dividido entre primavera, verão, outono e inverno. Ou seja, procure separar suas roupas por lógica, mas não se esqueça de deixar separado também itens que fogem das regras climáticas, como jaquetas, casacos ou vestidos que encaixa em toda estação. Não se esqueça de definir um período para o teste, como um mês, ou duas semanas.

Pare as compras

Neste tempo é preciso que você não compre nada, já que o objetivo é diminuir o consumismo.

Avalie o armário cápsula

Depois ao final da temporada é preciso levar em conta como foi esse período. Ou seja, você sentiu falta ou teve dificuldade devido à fala de uma peça, como uma camisa jeans? Note também se teve um item que você usou durante todo esse período.

Resultado final

No geral, na hora de montar o seu armário é preciso conhecer o seu estilo, e fazer compras somente depois do período imposto no desafio. Além disso, não se esqueça de investir em cores e estampas e se tiver dúvida peça ajuda para amigos e familiares ou quem entende.

O ideal é evitar peças descartáveis e optar pelas peças com bom acabamento e que prezem por qualidade.

Com as dicas acima basta colocar em prática o seu armário cápsula. Para quem tem problemas com compra ou sempre fica em dúvida no que vestir, faça este desafio e ganhe esta nova experiência. Aproveite e conta pra gente como foi! Deixe um comentário.

Comentário

Comentários