Moda e história sempre andaram juntas. As roupas revelam os estilos de vida e os contextos sociais de cada época. Assim, museus sobre moda são, além de uma experiência visual incrível, uma ótima oportunidade de aprender. Por isso, nós separamos uma seleção de museus perfeitos para quem ama moda. 

6 museus para quem ama moda

Bunka Gakuen Costume Museum, Tóquio

6-museus-ao-redor-do-mundo-para-quem-ama-moda-1-tokyo
Foto Reprodução

Esse museu surgiu como um expositor asiático de trajes ocidentais, tendo originalmente muitas peças europeias. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, o espaço recebeu diversas roupas características do sul e sudeste da Ásia e, com isso, se tornou um museu de trajes típicos. 

Atualmente, é possível encontrar no Bunka Gakuen Costume Museum vestuários tradicionais da Europa, Ásia, África e América Latina. 

Metropolitan Museum of Art, Nova York

6-museus-ao-redor-do-mundo-para-quem-ama-moda-2-ny
Foto Reprodução

Esse você certamente conhece pelo famoso baile anual, repleto de personalidades da mídia e da moda. Hoje, a área de moda do Met é chamada de Anna Wintour Costume Center e reúne cerca de 35 mil peças. O museu possui duas tours fixas, Fashion in Art e Costume: the art of dress, mas alguns itens são tão delicados que raramente ficam expostos. Além disso, também é feita uma mostra com o tema do baile, que acontece em maio.

Mode Museum, Antuérpia

6-museus-ao-redor-do-mundo-para-quem-ama-moda-3-antuerpia
Foto Reprodução

Aqui a experiência histórica se destaca. O Momu da Bélgica tem cerca de 25 mil peças em seu acervo e, além de exibi-las, procura explicar o contexto em que foram inventadas. A recriação da época e do local nos quais os trajes surgiram e a exposição de objetos que serviram de inspiração para os estilistas são elementos que enriquecem o museu. 

MuMo, Belo Horizonte 

6-museus-ao-redor-do-mundo-para-quem-ama-moda-4-bh
Foto Reprodução

Localizado no antigo Centro de Referência de Moda, em Belo Horizonte, e inaugurado em 2016, o MuMo é o primeiro museu público do Brasil dedicado à moda.

Em reflexo do crescente destaque do vestuário mineiro, o MuMo contém peças relacionadas à memória da indústria têxtil de Minas Gerais. 

Jeans Museum, Zurich 

6-museus-ao-redor-do-mundo-para-quem-ama-moda-5-jeasn-zurique
Foto Reprodução

O local  foi criado pelo suíço Ruedi Karrer, que se apaixonou pelo jeans quando ganhou sua primeira calça em denim. O museu é o único dedicado ao jeans aberto ao público e tem em seu acervo itens de diferentes épocas. É possível, acompanhando as exposições, ter um panorama da evolução do jeans e de seus diversos usos ao longo da história. 

Bata Shoe Museum, Toronto

6-museus-ao-redor-do-mundo-para-quem-ama-moda-6-toronto
Foto Reprodução

Como diz o nome, esse museu é integralmente dedicado aos calçados. Ele traz uma cronologia das técnicas e das matérias-primas que foram utilizadas na confecção de sapatos ao longo do tempo. Além disso, o Bata tem em seu acervo calçados típicos de diferentes culturas, como dos egípcios e dos chineses, e sapatos que foram de celebridades. 

Um passeio por esses museus equivale a um passeio pela história da moda. Por isso, não deixe de visitá-los!

Comentário

Comentários