Não importa o modelo, a cor, ou o tamanho, existem algumas curiosidades sobre denim ou a famosa calça jeans. A peça combina com todo tipo de ocasião, além de ser o tecido mais usado no mundo.

O jeans está presente em várias modelagens e estilos diferentes. Diante disso, a peça possui muitas curiosidades e fatos desconhecidos. Para conhecer um pouco deste item que funciona em qualquer ocasião, confira alguns fatos sobre a peça.

Você sabe tudo sobre jeans? Veja as curiosidades sobre denim

10 curiosidades sobre denim
Foto: Reprodução

Para conhecer um pouco da calça jeans, confira a seguir as curiosidades sobre denim.

1 – Foi em 1792 que surgiu o nome do tecido, portanto, denim é o tecido e “jeans” significa a peça pronta. Foi em Nimes onde apareceu a primeira peça de algodão trançado. Como homenagem, colocaram este nome na peça produzido.

2 – A peça foi popularizada pelo Levi Strauss, um empresário natural da Alemanha. Ele notou que os mineradores e trabalhadores não possuíam um uniforme resistente para o dia todo. Sendo assim, ele criou uma peça modelo e foi um grande sucesso. Logo, o item virou referência em uniforme para os trabalhadores fabris da época.

3 – Originalmente o denim não é azul, pois as primeiras peças são em lona com tom marrom. Somente em meados de 1890 que Levi Strauss teve a ideia de tingir de azul. Para o processo era usado corante natural da planta “indigus”. Assim o índigo virou a cor padrão para o jeans que conhecemos.

4 – Quando foi lançado o jeans era usado no ambiente de trabalho. Mas na década de 1970 o estilista Calvin Klein inseriu o jeans nas passarelas. A partir daí a peça popularizou e caiu nas graças da população.

5 – O termo “jeans” é uma referência usada nas roupas dos marinheiros de Génova, na Itália.

6 – Apenas em 80 que as primeiras lavagens começaram a surgir. Na época nasceu o jeans destroyed. A calça popularizou com os astros de rocks e tornou-se uma tendência jovem. Neste período também foi criado o jeans flare, conhecido como “boca de sino”.

7 – Toda vez que uma peça jeans é lavada ela perde um pouco da cor, porém, fica amaciada. Mas hoje em dia é comum criar este efeito de desgaste natural da peça. No entanto, existem vários tratamentos que podem ser aplicados no jeans que garante um efeito de lavanderia.

8 – Hoje existem diversos tipos de jeans no mercado, com vários efeitos. Inclusive alguns funcionam como benefícios cosméticos até mesmo como tratamento da celulite e repelente.

9 – Todas as peças são diferentes das outras, portanto, isto se aplica aos valores. No entanto, para identificar é simples, basta observar à maciez, intensidade e pureza da cor e os pontos.

10 – Desde o seu lançamento diversos modelos de calças jeans foram desenvolvidos. Inclusive apareceu em outras cores, e também outras peças, como o vestido jeans, jardineira jeans e shorts jeans, camisa jeans e outros.

Gostaram das curiosidades sobre denim? Conheciam todas? Se já ouviu falar outra questão sobre o denim, deixe um comentário.

Comentário

Comentários