O que você faz com as roupas antigas ou que não servem mais? E com aquela calça jeans que está gasta ou rasgou? Você simplesmente joga fora? Bem, essa não é a melhor opção. 

Em um mundo tão acelerado, sobretudo nas formas de consumo, é importante repensar a maneira como descartamos as coisas, por isso, surgiu o upcycling. A seguir contamos tudo que você precisa saber sobre esse processo que vem bombando nos últimos tempos. 

O que é? 

O termo upcycling, que foi usado pela primeira vez em 1994, pelo ambientalista Reine Pilz em uma entrevista, pode ser definido como reutilização criativa. Pega-se algo que não tem mais uso e, ao invés de descartar, dá-se um nova função para o objeto, sem tirar a qualidade. 

A ideia do upcycling é evitar o desperdício. Muitos materiais com potencial para serem utilizados são descartados, logo, gera-se uma exploração compulsiva de matéria-prima. Além disso, existem gastos, como o de energia, que podem ser reduzidos a partir da técnica.

Assim, o uupcycling é, principalmente, uma forma de cuidar do meio ambiente sem abrir mão da qualidade. 

upcycling-continua-com-tudo-em-2018
Foto Reprodução

Upcycling na moda 

A moda funciona de forma sazonal, ou seja, de tempos em tempos novas tendências são lançadas. Com isso, as coleções anteriores, assim como as sobras de matéria-prima das peças produzidas, são queimadas, gerando poluição e desperdício. 

Muitas empresas especializadas em upcycling pegam esses descartes antes de serem destruídos e lhe dão novos usos. Combinando com outras peças ou materiais, é possível criar itens tão bonitos  quanto os que lhe deram origem. 

Nessa mistura de sustentabilidade e moda, também encontramos marcas que transformam objetos inusitados, como câmeras de ar ou componentes de computador, em acessórios estilosos. 

Upcycling jeans 

Sempre falamos aqui como o jeans é querido, usado e presente na vida de quase todas as pessoas. Isso faz com que essa peça também seja campeã no descarte. Afinal, sendo tão utilizado, o jeans tende a estragar mais rápido e em maior número. 

Por isso, o denim ganhou destaque nos processos de upcycling. Jeans que iriam para o lixo podem receber bordados ou aplicações de tecido, combinando lavagens e texturas, e até serem desconstruídos e transformados em novas peças. 

Além disso, o jeans pode virar novos objetos, como tapetes, vasos de plantas e outros itens de decoração.

Como aderir 

Se você quer aderir à proposta do upcycling, o primeiro passo é refletir sobre como você vem consumindo. Busque aumentar a vida útil do que você compra e se desfazer dos itens corretamente, sempre reutilizando quando possível. 

Você pode procurar tutoriais na internet sobre como customizar peças antigas ou comprar de marcas que praticam a técnica, como as que fabricam calças jeans a partir de outras que foram descartadas. 

Preocupar-se com o ambiente é essencial e o upcycling prova que moda e sustentabilidade podem andar juntas sem perder qualidade ou estilo. 

Comentário

Comentários