O jeans é um tecido que sempre pode ser associado a outros tecidos ou mesmo se render às diversas técnicas de costura, como o matelassê. Recentemente, uma tendência tem ganhado as lojas e armários: o vestido jeans matelassê. 

Pra entender o que é essa técnica e como usar o seu vestido, fique atenta ao nosso post!  

Trend alert: vestido de matelassê jeans

O que é matelassê?   

Matelassê é uma palavra francesa que significa acolchoado. Na prática, essa técnica de costura une dois tecidos com enchimento central. As três camadas são unidas com prespontos, normalmente em formato de losango. Criando assim uma estrutura acolchoada, como diz o nome, com pequenos desenhos. 

Essa técnica é muito utilizada em roupas de cama. Boa parte dos edredons são feitos em matelassê por exemplo. Mas já há algum tempo que essa técnica ganhou o vestuário, decorando acessórios e peças de roupa. 

Tipos de matelassê 

O modelo tradicional, em losango, não é o único. Para entender os diferentes tipos, vamos voltar os olhos para as marcas que os desenvolveram. 

A Chanel, uma das mais importantes grifes do mundo, tem o matelassê como um dos seus símbolos. As bolsas mais tradicionais, como a 2.55 e as sapatilhas clássicas da marca tem a técnica aplicada no couro.  

No caso da Chanel, o processo de construção do matelassê é extremamente artesanal e começou a ser aplicada pelo gosto que Coco Chanel tinha pelas roupas do jóqueis. A técnica é tão simbólica, que analisar a forma como a costura foi feita é um método de conferir a autenticidade da peça, pois é praticamente impossível copiar. 

A Dior, que, na época, com sua ode a feminilidade batia de frente com os traços mais masculinos da Chanel, desenvolveu sua própria técnica. A costura em losangos, nesse caso, é transpassado por linhas em sentido vertical e horizontal. Esse símbolo estampa até a fachada de alguns prédios da marca. 

E, por fim, a Miu Miu tem sua própria técnica de matelassê aplicada em suas bolsas. O modelo aqui é em zig zig, formando losangos bem mais estreitos e estufados que as outras versões. 

Vestido Jeans Matelassê 

A técnica também passou a ser muito aplicado no jeans. Nos vestidos jeans, sobretudo, o matelassê traz um ar sofisticado e ligeiramente preppy. Ou seja, o jeans, que normalmente é associado à casualidade e dia a dia, é transformado pelo matelassê. Não por acaso, os vestidos jeans em matelassê se tornaram tendência. 

Cuidado ao combinar  

Na hora de usar o seu vestido jeans em matelassê é necessário cuidado. O jeans é um tecido já visualmente pesado, a técnica ainda adiciona um ar de tridimensionalidade, aumentando esse peso. Por isso, sempre combine seu vestido com outras peças lisas. Evite sapatos ou bolsas texturizadas, por exemplo. 

Como estamos falando de uma peça que chama atenção por si só, você pode deixar seu vestido brilhar sozinho. Para isso, escolha complementos mais discretos e minimalistas.  

Onde usar? 

Como o tecido versátil que é, o vestido jeans pode ser usado em diversas ocasiões. No entanto, com o ar mais sofisticado que o matelessê traz ao tecido, os modelos de vestido com a técnica são ideais para levar o jeans a ambientes mais formais, como festas. Basta é claro, ter atenção ao modelo do vestido e os complementos.   

Com uma só técnica de costura, seu vestido jeans pode ser muito mais elegante. Não hesite em se jogar já nessa tendência! 

Comentário

Comentários