Olá leitores,

Quase unanimidade, a calça jeans é uma das peças favoritas da moda e do nosso guarda-roupa. Mas o material, apesar de bastante democrático, não se encaixa em qualquer ambiente de trabalho. Algumas empresas permitem o jeans, mas é preciso lembrar que isto não é abertura para manter o visual desleixado.

Jeans é sinônimo de informalidade e sempre deixa o look mais casual. No entanto, existem algumas formas de usar jeans com um ar mais elegante, porém sem exageros. Sabe aqueles momentos que são informais, mas nem tanto? Aqueles cargos em que podemos estar mais casuais, mas ainda assim requerem que tenhamos uma imagem profissional séria? A dica é sofisticar as produções com jeans para fazer bonito nos escritórios.

O que acontece é que, dependendo do ramo e da profissão, dá sim para usar de um jeito mais sofisticado. Para estas ocasiões, o caminho é escolher peças mais sérias, elegantes e com um pouco de stretch para mais conforto. Os jeans mais escuros e com pouca lavagem dão um ar mais arrumado e podem ser usados no trabalho.

Veja as dicas para alguns modelos:

Jeans flare e reto
Esses são os melhores modelos de calça jeans para trabalhar, pois são um pouco mais largas e não marcam tanto o corpo. São os mais clássicos, te deixam mais elegante e apresentável. Importante: se for uma lavagem escura, ficam mais chique ainda. E nada de cinturas muito baixas. Use com blusas ou camisas de tecidos finos, evitando estampas muito chamativas ou transparências.

Jeans skinny
Vale apenas para mulheres. É prático, mas um pouco perigoso, pois dependendo da produção, pode ficar sensual, e isso não é bom para trabalhar. A especialista em moda Glória Kalil dá a dica: “O blazer com camisa e jeans skinny é um trio que gosta de andar junto na moda e que oferece diversas maneiras de entrar no escritório”. Só tente não escolher um skinny muito apertado. O blazer também possui um detalhe importante: prefira modelos que cubram o bumbum, pois revelam menos e não quebram o tom sério do trabalho. Para acompanhar o skinny jeans: sapatos fechados, camisas/blusas mais folgadinhas, bolsas grandes e nada de decote.

Jeans boyfriend ou destroyed
Evite usar no trabalho. Esses modelos são modernos e fashion, mas calça jeans rasgada ou de modelagem pouco tradicional não ajuda a construir uma imagem adequada no ambiente corporativo. Mas, dependendo da sua empresa/profissão/cargo, podem ser uma boa pedida para uma casual friday. Avalie essa possibilidade.

Agora algumas dicas mais gerais, que levam em conta as combinações:

1) O jeans já é informal pelo próprio material, então não tem porque deixar a roupa mais descontraída ainda com rasgos, tachas, strass e coisas do tipo, ou seja, evite esses detalhes chamativos. Assim como, a cintura baixa também é proibida no escritório.

2) Blazer: um dos jeitos mais fáceis de deixar o jeans com cara de trabalho é colocar um blazer mais estruturado, de preferência (mas não necessariamente) de cores neutras.

3) Cropped Jacket: são aqueles casaquinhos mais curtinhos, na maioria com mangas até o cotovelo. Eles vão bem para dias nem muito frios, nem muito quentes, e deixam o look mais arrumadinho.

4) Cardigans com texturas: os cardigans fazem par perfeito com camiseta branca e jeans. A dica é que, depois do trabalho é só tirar o casaquinho, colocar alguns colares a mais e ir pro happy hour.

5) Casacos de couro: só não vale aqueles mais pesados, estilo motoqueiro. Escolha modelos mais estruturados, modernos e não tão chamativos.

6) Camisa: de algodão ou de seda (mais chique) são itens “formalizadores” de look instantâneos.

7) Blusa para dentro: deixa o visual mais sério e formal.

8) Monocromático: calça jeans com lavagem escura e camisa na mesma cor. Vai parecer que você está de terninho.

9) Suéteres e túnicas: dependendo do modelos, são boas opções para escritório.

10) Evite usar jeans com tênis e camiseta. Por mais que estejam na moda, tênis e t-shirts devem ser evitados em ambientes de trabalho em geral.

11) Os acessórios devem manter a sobriedade das peças escolhidas: evitando cores muito chamativas da moda ou sapatos muito abertos.

Se você quer usar jeans no trabalho, lembre-se que o importante é não manter o foco da sua produção no jeans. Desta forma, ele se harmoniza com as outras peças e compõe um look mais formal e confortável.

E mais: tudo depende da empresa, e do cargo que exerce. O que vale para um designer gráfico ou um jornalista, com certeza não vale para uma contadora ou uma secretária executiva. Certo?

Você encontra várias peças de jeans moletom na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Até a próxima!

Comentário

Comentários