Vocês sabiam que a trilha sonora é essencial para um desfile? Ela revela o mundo da coleção para quem o está assistindo. Transmite mensagens profundas, como magia, tom, movimento, forma, ideais, sentimentos, além de ditar o ritmo das passadas das modelos. Ou seja, ela transforma um conceito em realidade! E para se destacar nas Semanas de Moda, os estilistas precisam acertar em cheio na sua escolha.

Vocês já pensaram como seria o som de uma imagem? É mais ou menos nessa linha de pensamento que funciona a pesquisa para a trilha sonora. Como, por exemplo, você ve um doce gostoso, um bichinho de pelúcia rosa ou um carro esportivo e tentar dar uma música para ele. Pensando assim parece mais fácil ou mais difícil?

Para a maioria, não é nada fácil escolher trilha sonora para um desfile. É um processo muito longo, que geralmente requer a pesquisa de centenas de música antes da escolha final. O DJ Bittencourt, mais conhecido como Bitt, explica um pouco sobre esse processo: “Geralmente, faço uma reunião com o estilista e ele me passa as referências da coleção. A partir daí, tento traduzir musicalmente a proposta, faço uma pesquisa e apresento uma playlist. Depois que isso é afinado, começo o processo de mixagem, testando quais músicas funcionam melhor entre si. Em seguida, entrego o CD para a produção e acompanho o ensaio para ver se é necessária alguma alteração de última hora”. Acharam fácil?

O processo é bem interessante, né? Dá até vontade de colocar música em tudo!

Comentário

Comentários