Olá leitores,

Quando falamos em sustentabilidade e consumo consciente precisamos pontuar que comprar um produto é muito mais do que aquilo que estamos adquirindo. É uma urgência prestar atenção nos valores que estão por trás das mercadorias que compramos. E deve ser assim para tudo o que consumimos. Então, o que seria a moda sustentável? Como identificá-la?

Para isso, temos que pensar em todo o processo de produção da indústria da moda, na utilização de materiais orgânicos e valorização de mão de obra local.

Como deve ser o jeans sustentável

Para que o seu jeans seja sustentável de verdade, ele deve ser feito com algodão orgânico e para produzi-lo é necessário evitar o seu contato com produtos químicos e substâncias tóxicas. O problema é que não temos condições hoje, diante do cenário atual, de nos negar a usar a moda “não orgânica”. Não dá também para fazer um boicote inflexível a tudo isso. O que deve haver é acesso a informação clara e séria que leva à reflexão e consequentemente, à mudança de hábitos. E, mudança de hábitos é a única saída para nosso planeta.

A maioria das pessoas nem pensa sobre isso ou não tem noção do que há por trás das roupas que compra. Saber se uma empresa tem um processo industrial correto, com tecidos orgânicos, processo de tintura correto sem desprezo irresponsável no meio ambiente, valorização de sua mão de obra com respeito às leis trabalhistas, não utilização de mão de obra infantil e programa de aproveitamento de resíduos, não é tarefa fácil. Como consumidores ainda não temos estes dados ou mecanismos claros e eficazes de fiscalização para controle, mas o cenário está mudando e o que há por trás da moda ficará mais claro a cada dia. É só buscar as informações.

Para se ter uma ideia, o processo de fabricação de apenas uma calça jeans consome quantidade de água igual a que uma pessoa precisa para viver durante um ano!!!

Como identificar um jeans sustentável

Não sabe identificar um jeans ecológico? O jeans é verdadeiramente sustentável quando:

– É feito com algodão orgânico e certificado ou, com reaproveitamento de jeans já existente no mercado;

– Mão de obra remunerada de acordo com as leis trabalhistas e atenção à segurança do trabalho;

– Tingimento é natural (uso de corantes naturais como, por exemplo o cultivo sustentável da anileira, fonte de índigo natural- o azul vegetal – e o cultivo de alfafa, aveia e trigo que são fontes de clorofila, o pigmento verde).

– Programa de reaproveitamento da água utilizada na lavagem que, para isso deve ser sem produtos químicos;

– Programa de reciclagem de resíduos, reduzindo quase em sua totalidade o lixo têxtil. – Tem um design interessante, que chame a atenção do consumidor.

– Todo o processo de produção deve obedecer à legislação e às normas ambientais, buscando como complemento o melhor aproveitamento no uso de recursos naturais e a preservação da natureza e da biodiversidade.

Agora ficou mais fácil para saber se o jeans que você usa é ecológico ou não. Isso, pelo menos, já é o início de uma consciência sustentável, que deve ser o futuro do pensamento mundial.

Você encontra várias peças de jeans moletom na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários