Hoje não existe quem diga que não é fã do universo jeanswear. Este tipo de peça permite um look para todas as ocasiões, desde do visual para a balada até a produção esportiva.

No entanto, este mundo envolve muitos conceitos. No meio fashion, podemos ouvir as expressões denim, jeans e índigo. Mas afinal de contas, qual o significado de cada uma?

saiba-a-diferenca-entre-jeans-denim-e-indigo
Foto Reprodução

Na realidade, o termo jeans se refere a uma variação do modelo de calça conhecido como five-pockets, que foi produzida pelo industrial norte-americano de origem alemã Levi Strauss. Naquela ocasião, a calça foi desenvolvida para ser usada no trabalho nas minas e tinha dois bolsos americanos frontais, um bolso porta-níquel (para pepitas de ouro) e dois bolsos traseiros com rebites (fixadores de metal).

Portanto, o mais correto seria usar o termo denim. Pois denim representa o tecido de estrias diagonais que é obtido por meio do algodão trançado. Este tecido foi usado em 1792 pelos navegadores da cidade de Gênova. Sua fabricação ocorria na cidade francesa de Nimes, por isso o nome denim, abreviação de  serge de Nimes , “sarja de Nimes”, em francês . Levi Strauss escolheu este tecido para produzir o seu “jeans”, pois era durável e resistente. Por sua vez, a expressão blue jeans possui origem  na frase “bleu de jenes”, que significa “azul de Gênova”, também em  francês.

Já índigo é o nome do corante usado para tingir o denim e chegar ao azul. Ao usarmos a expressão  “calça índigo”, estamos falando de uma calça azul que apresenta o tom que saiu do corante índigo de origem vegetal.

Jeans, denim e índigo

Agora que você aprendeu um pouco sobre as palavras jeans, denim e índigo, abaixo trazemos uma breve descrição histórica de cada uma.

Jeans

Como citamos, o jeans foi desenvolvido por Levi Strauss, nos Estados Unidos. O jeans é produzido com o tecido denim e pode receber a cor azul vinda do corante índigo.

Inicialmente, o jeans foi usado por mineradores e por trabalhadores e seu sucesso ocorreu por causa da durabilidade.

Alguns anos depois, Levi Strauss, junto com o alfaiate Jacobs Davis, desenvolveu uma tonalidade azul e acrescentou rebites de cobre para vender a calça como item de moda.

Denim

O denim é o tecido com o qual as peças jeans são produzidas. O denim pode ser visto em jaquetas, saias, macacões, shorts, vestidos e outros itens.

Uma curiosidade é que além de ser utilizado para a fabricação da calça,  o denim na cor índigo também foi usado nos vestidos das camponesas italianas.

Índigo

O índigo é um pigmento de origem vegetal que se popularizou por causa da facilidade do processo de tingimento, já que não precisa de nenhuma substância para fixação e apresenta uma tonalidade estável.

Apesar de o jeans, o denim e o índigo caminharem juntos,  seus significados são diferentes. Agora que você já sabe o que cada palavra quer dizer, conte para nós qual é sua peça jeans de denim índigo favorita! Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Comentário

Comentários