Olá!

Será que os homens são tão aficionados em sapatos como as mulheres? Talvez não, mas também não são desleixados e dão importância sim a essa peça chave do vestuário. De nada adianta vestir a roupa certa se o sapato escolhido não tem nada a ver com o look e a ocasião. Existem diversos modelos de calçados masculinos disponíveis, e praticamente todos eles podem ser usados com jeans, já que jeans “vai com tudo”.

Conheça os tipos de sapato e escolha o que mais combina com você e seu estilo.

Sapato Oxford
Foi o primeiro sapato amarrado com cadarços e introduzido na Inglaterra em 1640 entre os estudantes da Universidade de Oxford. Podem ser de couro ou de camurça, geralmente seu bico é mais afinado e longo e com uma costura separando a ponta do resto do calçado. Eles são mais formais e podem ser usados com ternos em ocasiões como casamentos. Para usar com jeans, depende do seu estilo.

Sapato Derby
É derivado do Oxford, mas surgido no século XIX. É um sapato de cadarços e pode ser de bico mais quadrado, sem a divisória na ponta do sapato. Outra diferença está na parte onde estão os furos do cadarço: eles estão situados em abas laterais, costuradas sobre o corpo do calçado. É menos formal que o modelo Oxford, podendo ser usado com costume, blazer e calça sem gravata. Depende do modelo, pode ser usado com jeans.

Sapato Monk
É um sapato derivado dos sapatos dos Monges usados desde o século XV, com a versão contemporânea surgida nos anos 30. Em termos de formalidade, ele está entre o Oxford e o Derby. É um sapato sem cadarços, reconhecido pela fivela de metal lateral na parte superior do sapato. Combina com ternos e trajes sociais.

Sapato Brogue
Não é bem um tipo de sapato, mas um enfeite que pode estar presente em outros modelos, como Oxford. São os perfurados decorativos que formam desenhos nos sapatos. Dependendo do seu estilo, pode até ser usado com jeans.

Sapato Mocassim
Mocassim é o nome dado aos sapatos de couro costurados a mão com pontos largos ao redor do peito do pé e sobre os dedos. Em 1953, a Gucci projetou a moda dos mocassins com o lançamento de um modelo com fivela de metal e uma faixa verde e vermelha, que foi copiado no mundo inteiro. É um sapato confortável, conhecido por sua flexibilidade e presença de bolinhas de borracha no solado para evitar que o sapato escorregue. É casual e esportivo que fica bem com bermudas e calça jeans. Não combina com meias.

Sapato Dock side ou Boat Shoe
É uma variação náutica do mocassim que ganhou as ruas nos anos 80, uma característica curiosa é o cadarço, geralmente em couro, que passa por ilhoses nas laterais do sapato, de um lado até o outro. Mais um modelo extremamente casual que pede roupas leves e não deve ser usado com meias. Pode ser usado com jeans mais leves.

Sapato Driver
Mais uma vez o mocassim foi modificado para um propósito específico: este calçado tem a sola em gomos que dão aderência e conforto na hora de dirigir, daí o nome que lhe foi dado. Fica bem com bermudas e calça jeans

Sapato Loafer
É um sapato fechado, sem cadarço e sem fivela, que se distingue por uma faixa de couro com um desenho vazado na área superior do peito do pé. Na década de 50 se tornou popular entre os universitários norte-americanos. Ele vai bem com calça jeans combinada com camisa pólo.

Sapato Side Gore
Uma adaptação do Loafer que tem duas tiras de elástico em suas laterais e pode ser usado com blazer e calça em duas versões mais sofisticadas ou com jeans quando tem aparência mais casual.

Sapatênis
É um sapato híbrido, não tão esportivo como o tênis, nem tão formal quanto os sapatos. Prefira sapatênis com menos detalhes esportivos (como faixas coloridas ou grandes cadarços), mais discretos. Podem ser usados em situações casuais, com bermudas ou calça jeans.

Tênis
Clássico da moda informal. Podem ser usados com calça jeans, desde que não sejam aqueles modelos com solados maiores ou específicos para esportes. Prefira os tênis mais casuais, que dão um visual mais despojado, sem parecer desleixado.

Botas
Prefira modelos sem muitos detalhes. Podem ser usadas com a calça jeans por cima do cano da bota ou não (depende do seu estilo). Outra opção é dobrar a barra da calça para um visual mais moderno.

Coturnos
São as botas com cano mais alto e cadarço, lembrando o coturno militar mesmo. Valem as mesmas regras da bota. Combinam muito com calça jeans.

Dicas

Já sabe qual modelo de sapato vai querer? Então aqui vão algumas dicas na hora de escolher e conservar seu calçado:

1. Além do fator estilo, você deve levar em consideração o conforto. Experimente os dois pés do sapato, ande pela loja e fique algum tempo com eles nos pés. Cerca de 90% das pessoas têm um pé maior que o outro. Sapatos não “laceiam” no comprimento. No máximo, adaptam-se à largura do seu pé.

2. Prefira sapatos de solado de couro aos de solado de borracha, por mais fiéis aos de couro que estes modelos possam parecer. Além de mais elegantes, solados de couro duram bem mais, se guardados adequadamente.

3. A escolha do modelo de sapato pode ser influenciada pela altura do seu pé. Se as duas carreiras de orifícios não ficaram paralelas ou estão sobrepostas, é sinal de que o sapato não é o adequado para você.

4. O ideal é que exista uma distância mais ou menos da largura de um lápis do dedo até a frente do sapato, para evitar desconforto. Sapatos de bico fino e forma mais alongada podem ficar com o bico um pouco levantado.

5. Não utilize seu sapato de couro dois dias seguidos. Para mantê-lo em forma, o ideal é investir em dois modelos e alterná-los. Na hora de guardá-los, conte com uma fôrma especial de madeira, que absorve a umidade interna do sapato e evita que o couro fique marcado, além de manter um aspecto de novo. Pode ser adquirida em lojas especializadas em artigos para sapatos.

6. Vai engraxar? Esqueça as graxas tradicionais, que proporcionam um brilho temporário ao couro, mas ressecam o material a longo prazo. No dia-a-dia, prefira uma flanela úmida para tirar o pó e, de tempos em tempos, um produto hidratante específico para sapatos.

7. Na hora de escolher sapatos coloridos, esfregue o dedo no material e veja a solidez da cor. A camurça geralmente libera tinta e pode sujar meias e manchar outras roupas.

8. Se optar por detalhes metálicos nos sapatos, escolha os prateados e foscos para manter a discrição e elegância.

Pronto. Dicas anotadas? Então agora escolha seu jeans, escolha o sapato que mais te agrade e se sinta bem com isso. Na verdade, você não precisa estar sempre “na moda”. O importante é você gostar do seu visual!

Você encontra várias peças de jeans moletom na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Até mais!

Comentário

Comentários