Seguindo a tendência do mercado internacional, indústrias investem em produção ecologicamente correta e sem produtos químicos

calca-jeans
Fonte: Consciência Jeans

Democrático e usual, o jeans sobrevive a todas as mudanças e revoluções da indústria da moda, mantendo seu lugar no armário de 90% da população mundial. Para ele, as novidades vem, no máximo, em forma de modelos, cortes e tecidos – mais leves, mais finos, mais escuros ou rasgados.

E é justamente em um novo tipo de denim (ou jeans) que as empresas estão apostando agora.  Com foco no ecologicamente correto, a indústria da moda está se modernizando e levando em consideração as questões socioambientais na sua produção. Afinal, em um mundo onde a palavra de ordem é meio ambiente, levar a ecologia e sustentabilidade para os processos é item obrigatório para quem deseja alcançar o sucesso futuro e conquistar, cada vez mais, clientes e investidores.

Para os estilistas, a tendência é que, cada vez mais, as pessoas entendam e apliquem os conceitos sustentáveis no seu dia a dia. E é preciso que a indústria da moda esteja preparada para atender essa demanda e seja parte dessa mudança de consciência.

Dessa forma, na busca constante por matérias prima alternativas para tornar o processo mais limpo e, claro, diminuir drasticamente a quantidade de carbono emitida na fabricação das peças, surgiu a calça jeans eco.

Dentre as principais mudanças na linha de produção, estão o tingimento de tecido por meio da coloração natural e as lavagens sem produtos químicos. Dessa forma, é possível fazer o reaproveitamento da água utilizadas e dos resíduos gerados na fabricação. Além disso, o algodão utilizado agora é orgânico. Essa combinação de fatores permite que haja um menor impacto no meio ambiente, sem estragar a beleza e a qualidade da peça.

Há a possibilidade ainda de fazer a reciclagem peças antigas ou outros resíduos e aproveitá-los na fabricação. Isso porque, algumas marcas produzem o jeans ecológico através do reaproveitamento de outros produtos do mesmo tecido. Também existe uma técnica onde o fio de poliéster é produzido a partir de garrafas PET e plásticos reciclados.

Para quem utiliza o produto ecológico, a vantagem é que não há contato com substâncias tóxicas e prejudiciais, já que o jeans eco é produzido de maneira mais limpa. Além disso, os usuários colaboram para a preservação do meio ambiente e redução das emissões de gases poluentes.

Não importa se o modelo é de jeans feminino ou masculino, a peça cai bem em qualquer pessoa e ainda incentiva o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável – gera valor à toda a cadeia de produção e, ainda, às comunidades onde está inserido, já que reduz impactos importantes. Afinal, quando falamos em sustentabilidade, precisamos entender que existe um valor por trás de cada peça e que comprar um produto é muito mais do que aquilo que estamos adquirindo.

Você encontra jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários