Você sabia que além de misturar estampas, pode também misturar texturas? Pois é. Cada peça que usamos possui uma textura específica que deve se soma à textura das peças com as quais são combinadas. Peças mais grossas e tridimensionais tendem a ser consideradas mais pesadas, enquanto as lisas, consideradas mais leves. Assim, ao combinar tecidos, precisamos ter em mente o efeito visual que eles terão baseado nesses pesos. Selecionamos três tipos de textura para te ensinar como fazer esse mix.  

Jeans, moletom e paetê: a nossa seleção 

Paetê, moletom e jeans: como usar mix de texturas

O paetê é talvez o mais fácil dentre a nossa seleção para se verificar o peso da textura. Ele é tridimensional em todos os sentidos, afinal, trata-se de uma aplicação sobre outro tecido. Cria volume e por isso tem maior peso no mix de texturas. Algumas variantes que podem acontecer são em relação a cor e reflexão de luz e também quanto ao tamanho dos paetês. O modelo que imita cauda de sereia, por exemplo, tem menos peso que a lantejoula tradicional. 

O moletom pode causar confusão. Ele é um tecido que normalmente tem volume, causando a ilusão de ser mais pesado, no entanto, sua trama é bem fina e próxima, deixando sua textura de aspecto bastante liso. Dessa forma, entre as nossas três texturas selecionadas, o moletom é o de menor peso.  

O jeans é um tecido que pode variar quanto ao peso da textura. Alguns modelos, seguindo a proposta das primeiras calças jeans, são feitos em trama mais grossa e, por isso, pesam bastante no jogo de texturas. Outros, principalmente os com elastano, possui uma trama mais fina, dando uma aparência mais lisa e um peso menor. Por isso o peso do jeans varia, sobretudo de acordo com a textura das outras peças que estão sendo usadas na combinação.  

E como combinar?  

Combinar texturas depende muito da opção de quem usa. Em geral, o que se recomenda é equilibrar uma textura mais pesada com outra mais leve e, não faz muito tempo, essa era uma regra inquestionável. Looks que misturavam mais de um textura com peso eram considerados excessivos e bregas. Mas como subversão na moda é algo cotidiano, nas passarelas e as ruas começamos a ver looks com volumes pesadíssimos misturados em combinações incríveis. Talvez excessivas, mas muito estilosas e nada brega. Desde então, você decide como combinar, de acordo com o seu estilo.

Mix and match 

Entre a seleção de texturas que fizemos aqui, existem diversas possibilidades a serem exploradas. Para quem prefere um mix mais discreto, com pesos equilibrados, vale combinar uma calça jeans com moletom com aplicações de paetê no ombro, por exemplo. Assim você balanceia as texturas mais pesadas nas extremidades. 

Já pra quem não tem medo de ousar, o céu é o limite. Uma jaqueta jeans com blusa de paetê soma pesos na parte superior do corpo. Para um visual harmônico, mais adequado a vida fora das passarelas, prefira uma parte de baixo mais leve, como uma calça de moletom. 

 Aprender truques de styling é um segredo para montar looks cada vez mais incríveis.  

Gostou dessa nova proposta? 

Comentário

Comentários

Tags: ,