Olá,

O jeans é uma peça que já tem 60 anos, mas vem se reinventando sempre, e é queridinha no guarda roupas de pessoas do mundo todo. Ele começou a se popularizar bastante na década de 70, principalmente entre os jovens que adoravam seu conforto e a aparência desgastada e cool, pessoas dos mais diversos grupos aderiram a peça, como os punks e os hippies.

Essa também foi a década da emancipação feminina na carreira e na vida, e isso também se estendia ao vestuário, foi aí que entra o jeans, que começou a fazer parte do dia a dia dessas mulheres. E, para as jovens, ainda a peça certa para revolucionar.

calca-flare
Fonte: Reprodução

Ao se falar de denim na década de 70, não tem como não falar das calças boca de sino, conhecidas atualmente como calça flare. Esse era o visual revolucionário que os jovens da época buscavam, a peça é característica da década, homens e mulheres aderiram à moda e pregavam a paz e o amor vestidos em suas bocas de sino.

Para acompanhar a boca de sino, as blusas, batas, xales entre outros eram bastante coloridos, nessa época as pessoas, principalmente as mais novas, gostavam de fazer eles mesmos suas roupas, incrementar, tanto que muitas vezes eles alargavam mais ainda a boca de suas calças, as deixando mais caricatas.

A moda também era inspirada por ícones como Jimmy Hendrix e Janis Joplin, que eram adeptos desse visual. No Brasil a influência também vinha das novelas como Selva de Pedra (1973), Pecado Capital (1975), e Dancin’ Days (1978) onde os jovens se inspiravam no visual dos artistas para se vestirem.

É verdade que o visual hippie foi o mais marcante, porém nessa época o punk também estava em alta e, como já se sabe, o jeans fazia parte do look dessa galera. As calças eram mais justas, desfiadas, detonadas, com aplicações. Esse visual fazia a cabeça dos jovens dessa tribo.

É fato que os anos 70 foram muito importantes para a moda, e muitos dos modelos de calças que usamos atualmente como a flare, destroyed e skinny são inspirados em modelos daquela época.

Você encontra calça jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários