Quando falamos em sustentabilidade e consumo consciente, pensamos logo nas embalagens dos produtos, conservação, comida… mas tudo o que compramos pode entrar nesse quesito, inclusive as roupas.

Precisamos sempre ter em mente que comprar um produto é muito mais do que aquilo que estamos adquirindo. Devemos sempre lembrar dos valores que estão por trás das mercadorias que compramos.

Pensando assim, então o que seria a moda sustentável? Responder a essa pergunta é tarefa complexa e, temos que pensar em todo o processo de produção da indústria da moda, na utilização de materiais orgânicos e valorização de mão de obra local.

Jeans sustentável
Para que o seu jeans seja sustentável de verdade, ele deve ser feito com algodão orgânico e para produzi-lo é necessário evitar o seu contato com produtos químicos e substâncias tóxicas.
Muita gente não tem noção do que há por trás das roupas que compra. O controle ainda é difícil. Saber se uma empresa tem um processo industrial correto, com tecidos orgânicos, processo de tintura correto sem desprezo irresponsável no meio ambiente, valorização de sua mão de obra com respeito às leis trabalhistas, não utilização de mão de obra infantil e programa de aproveitamento de resíduos, não é tarefa fácil… Como consumidores ainda não temos estes dados claros e eficazes de fiscalização para controle e decisão de “usar” ou “não usar”.

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Enquanto isso, é importante conhecer como as coisas devem ser realmente para que sejam sustentáveis nesse meio.

O jeans é verdadeiramente sustentável quando:

  • É feito com algodão orgânico e certificado ou, com reaproveitamento de jeans já existente no mercado;
  • Mão de obra remunerada de acordo com as leis trabalhistas e atenção à segurança do trabalho;
  • Tingimento é natural, sem produtos químicos;
  • Programa de reaproveitamento da água utilizada na lavagem que, para isso deve ser sem produtos químicos;
  • Programa de reciclagem de resíduos, reduzindo quase em sua totalidade o lixo têxtil.
  • Todo o processo de produção deve obedecer à legislação e às normas ambientais, buscando como complemento o melhor aproveitamento no uso de recursos naturais e a preservação da natureza e da biodiversidade.
  • O design deve ser objeto de desejo, fugindo do fantasma do “ecologicamente correto, porém, nada fashion ou brega, cafona, torto…”

Como curiosidade, as tinturas químicas que agridem profundamente os rios, no processo sustentável são substituídas por corantes naturais como o cultivo sustentável da anileira, fonte de índigo natural (o azul vegetal) e o cultivo de alfafa, aveia e trigo que são fontes de clorofila, o pigmento verde.

Reconhecimento pessoal
Não podemos esquecer também que, ao falar em moda, todos os envolvidos na produção de uma roupa devem ser valorizados. O estilista tem todos os seus méritos, mas seu produto final terá muito mais valor agregado se o agricultor que plantou o algodão e a costureira que executou a peça também forem reconhecidos.

Sustentabilidade como um todo é um desafio, mas um desafio possível que, com a ajuda de todos, será alcançado e superado!

Você encontra várias peças de jeans moletom na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários