Olá!

É muito difícil imaginar como seria grande parte das nossas roupas se não existisse o zíper, como iríamos fechar nossas calças jeans sem o zíper? Mas, você sabe como surgiu esse modelo de fecho tão utilizado nas roupas e como ele foi parar na calça jeans?

consciencia-jeans
Fonte: Reprodução

Tudo começou com inventor nascido nos Estados Unidos Whitcomb L. Judson que iniciou em 1890 os estudos para o desenvolvimento do fecho-locker que foi o precursor do zíper que conhecemos atualmente. Em novembro do ano de 1891 foi concedida uma patente para a criação de Whitcomb, que desenvolveu esse fecho com o conceito de “gancho e olho”

Algum tempo depois, em 1914, o engenheiro sueco Gideon Sundbäck inventou o zíper conhecido nos dias de hoje, com o conceito de dentes convergentes, que foi considerado melhor do que o desenvolvido por Whitcomb.

Outro inventor foi Henry David Lee, que fundou a marca Lee que foi a primeira a produzir peças em denim e foi inovadora no mundo da moda. A marca foi tão inovadora que em 1921 criou a primeira jaqueta jeans da história.O sucesso da grife começou mesmo no ano de 1924 quando criou as calças de cowboy de rodeio.

A marca também foi a primeira a fabricar jeans com zíper, o primeiro modelo no mundo surgiu no ano de 1926 e, desde então, a grande maioria das calças jeans que encontramos tem o fecho com zíper e botão.

O jeans nem sempre teve o fecho de zíper, ainda bem que atualmente temos essa facilidade para fechar nossas calças.

Você encontra calça jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários