Se você está lendo esse post é porque certamente ama moda. Mas devemos admitir que esse universo é repleto de palavras diferentes e vindas de outros idiomas que nem sempre nós conhecemos. Por isso preparamos esse pequeno glossário de moda, com termos que você precisa conhecer.  

Glossário Fashion: 14 palavras que você deve conhecer do mundo fashion

Alta Costura – Peças feitas sob um rigoroso critério de qualidade. São feitas totalmente de forma manual e, por isso, normalmente são exclusivas.  

Prêt-à-Porter – Significa pronto para usar em francês. São peças de roupa que não foram feitas sob medida, mas com modelagens padronizadas. É o que costumamos adquirir em lojas. 

Skinny – Tipo de jeans com elástano na composição, que fica muito ajustado ao corpo em todo o seu comprimento. O nome skinny remete ao fato de ficar colado à pele – skin, em inglês -.  

Flare – Calça ajustada na coxa e com ampliação a partir do joelho.Teve seu ápice de popularidade na década de 1970, tornando-se símbolo da moda dessa época. Como o formato de sua barra é semelhante ao tronco de um cone, é também chamada de boca de sino.  

Boyfriend – Modelo de jeans mais largo, usado bem solto ao corpo, em estilo despojado. O nome boyfriend, que significa namorado em inglês, brinca com a ideia de a calça ter sido pega do armário masculino. 

Cargo – O mesmo que calça utilitária. É um modelo de calça inspirado nos trajes militares. Possui modelagem mais ampla e muitos bolsos. 

Biker – Estilo inspirado nos motociclistas, pode ser encontrado em diversas peças. Jaquetas de couro, calças ou botas biker são as que têm elementos característicos dos trajes usados por motociclistas. 

Pantalona – Calça ajustada na cintura, mas com pernas largas do início ao fim. Pode ou não afunilar a partir do cós, mas é sempre ampla. 

Oversized – Literalmente, grande demais, do inglês. São peças feitas em tamanhos amplos e que ficam nitidamente maiores ou mais largas em quem as veste para efeito de estilo. 

Destroyed – A palavra significa destruído em inglês e é utilizada para caracterizar peças detonadas. O processo pode ser natural ou mesmo peças que já vêm assim, sendo destruídas de forma mecânica ainda na fábrica. 

Cós – Faixa de tecido que arremata a parte da cintura das peças de baixo, como calças e saias. É, normalmente, reforçada. É usada também como forma de indicar onde a peça começa. Uma calça de cós alto, por exemplo, é uma calça que começa mais próxima a cintura. 

Bainha – Dobra de tecido costurado que arremata a barra de uma peça de roupa.  

Boyish – Do inglês, significa algo como “um pouco de menino” ou mas. A palavra é usada para indicar peças ou a forma de se caracterizar com um leve toque masculino. 

Girlie – Forma de dizer menina em inglês. Caracteriza peças ou forma de vestir bastante femininas e românticas. 

Hi-Lo – Abreviação de High and Low, ou seja, Alto e Baixo em inglês. Caracteriza a mistura de dois elementos opostos em um mesmo look, como peças caras e baratas ou de dois estilos muito diferentes. 

Agora conta pra gente quais dessas palavras você já conhecia e quais são novidades. E se souber de alguma que não listamos aqui, não hesite em nos dizer nos comentários. 

Comentário

Comentários