Cada vez que vira a temporada é uma chuva de termos técnicos do jeans aparecendo por aí. É calça boot cut pra um lado, acid wash pro outro, tantos termos que fica difícil de lembrar do que se trata. Pra você não passar mais por essas dúvidas trazemos a vocês o glossário do jeans, com todos os termos que você precisa conhecer pra se tornar especialista no assunto!

Glossário do jeans: as palavras que você deve conhecer
Foto: Reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelagens de Calças

Reta: Como o nome já diz, calça que segue reta desde a coxa até o tornozelo, ficando ligeiramente folgada no corpo. Normalmente é confeccionada em tecido pouco elástico.

Cigarrete: Calça ajustada, mais justa sobretudo nas coxas e seguindo afunilando do joelho em diante. A cigarrete pode ter uma barra um pouco mais soltinha do corpo. Seu comprimento padrão é pouco acima do tornozelo.

Jegging: Versão jeans da legging, é feita em um jeans mais fino e extremamente justa e elástica do início ao fim. Seu comprimento termina logo após ao tornozelo.

Skinny: Calça favorita das brasileiras, é justa desde a coxa até o tornozelo, seguindo sempre colada ao corpo. Diferente da jegging, seu tecido é o denin tradicional, mais grossinho, com Lycra na composição. O comprimento pode ser bem alongado, chegando até os pés.

Boyfriend: Redução de boyfriend pants, ou seja, calça do namorado, segue o modelo masculino, mais reto. É uma calça bem larga na cintura e em toda sua extensão, por isso, sua cintura tende a ser bem baixa. Seu comprimento pode ser longo, mas é mais usada com a barra dobrada, logo acima do tornozelo.

Saruel: Calça com o gancho baixo, muitas vezes chegando até o joelho. As pernas são justas e o comprimento variável, podendo terminar logo abaixo do joelho ou abaixo do tornozelo.

Cropped: Qualquer calça em modelagem tradicional, que termine logo acima do tornozelo. Reforçando o sentido do seu nome em inglês (cropped significa cortada), algumas calças vem sem bainha, com um efeito desfiado.

Capri: Também chamada corsário, as calças capri terminam logo abaixo do joelho, podendo cortar a panturrilha. Podem ser justas ou mais retas, foram sucesso nos anos 2000.

Pantalona: Símbolo da moda dos anos 70, as calças pantalona ou boca de sino possuem cintura ajustada, levemente alta. A boca é bem aberta e o jeans em que é confeccionada costuma ser mais fino, dando leveza e mobilidade. Também costuma ser bem comprida, chegando aos pés.

Flare: Atualização da Calça Pantalona, mais justa nas coxas e com boca ampla, mas menor que boca de sino. O comprimento pode chegar aos pés ou ser ajustado, abaixo do tornozelo.

Boot Cut: Ela é mais folgada, quase reta e possui a boca ligeiramente ampla, na medida para comportar o cano da bota por dentro. O que justifica seu nome, “corte de bota”, em uma tradução livre.

Cenoura: As antigas calças baggy, são mais largas no quadril e vão afunilando até se ajustarem abaixo da panturrilha. Seu comprimento costuma ser logo acima do tornozelo.

Lavagens

Índigo: O tradicional jeans azul. A lavagem mais padrão e clássica do denim, o nome vem da planta indigofera tinctoria, de onde era retirada sua cor, processo que hoje é feito de forma artificial.

Delavé: Lavagem bem mais clara, artificialmente desbotada. Inclusive, o que explica seu nome, vindo do francês.

Used: Lavagem que aparenta alto uso da peça. O efeito é conseguido artificialmente e deixa o jeans com aspecto de naturalmente desgastado.

Destroyed: Versão mais desgastada do jeans used, a intenção é que tenha sinais de destruição. Por isso, através de processos artificiais, ganha puídos, rasgos e tonalidade desbotada.

Dip-dye: Jeans com efeito degradê em sua tonalidade, normalmente desbotando ou mudando o tom da lavagem conforme se aproxima da barra.

Acid Wash: Lavagem feita com ácidos que mancham o jeans, o efeito final se assemelha ao marmorizado.

Agora é impossível dizer que você não entende tudo sobre jeans. E caso rolar aquele esquecimento, salve nosso post nos favoritos pra você consultar sempre que precisar.

Comentário

Comentários