Você acha que só agora é que o denim se tornou um curinga nas produções mais estilosas? Não mesmo. Desde quando surgiu (e faz muito tempo) ele é hit e uma das peças mais democráticas do mundo da moda.

Não é de agora que a peça chama atenção por onde passa e muitas curiosidades surgem quando falamos em denim. Afinal, quem inventou? Quando ele surgiu? Como eram as primeiras peças inventadas?

Se você também está cheio de dúvidas e quer saber tudo sobre o surgimento do jeans. Confira esta timeline da evolução do jeans nos últimos anos.

Evolução do Jeans: Como Tudo Começou

Evolução do Jeans Nos Últimos Anos  
Foto: Consciência Jeans

1 – Em 1853 o jeans foi criado

Esta é a data do surgimento da primeira calça jeans, tempo hein? Quem criou foi ninguém menos do que Levi Strauss, a grande marca que é influente até os dias de hoje, a marca Levi’s.

A primeira calça jeans five pockets foi criada com a finalidade de auxiliar no trabalho de mineradores. Uma peça super reforçada para aguentar o trabalho duro.

2 – 1950 foi a época da moda jeans

Foi em 1950 que o jeans virou moda e apareceu em looks de ninguém menos do que Marilyn Monroe, que foi uma das primeiras mulheres a vestir o denim como peça de moda. Já que naquela época o jeans era considerado uma peça mais masculina e usada muito pelos cowboys.

A partir deste momento, a indústria denim começou a ter olhos para modelos exclusivos para mulheres.

3 – 1960 apareceu a peça do momento

Você gosta de usar calça jeans flare? Sabia que ela foi lançada e foi hit total nos anos 60? A época foi marcada pelo movimento hippie e pelo festival de Woodstock que aconteceu no final dos anos 80.

As calças traziam uma barra ultra larga, que era chamada calça boca de sino. O jeans flare da época se tornou tendência mundial e já começava a trazer lavagens diferenciadas mais claras ou escuras.

4 – 1970 foi marcado pela cintura alta

Nesta época, o jeans já estava se tornando uma peça sensual, onde trazia modelagens mais ajustadas ao corpo, delineando as curvas femininas. O cós alto marcava ainda mais a cintura, apresentando uma barra bem justinha.

5 – 1980 o ano rebelde

Sabe as jeans destroyed que fazem sucesso nos looks mais poderosos de hoje? Eles surgiram nos anos 80. Esta época foi marcada pela liberdade de expressão e os adolescentes adoravam sair por aí com calças ultra detonadas, uma moda que pega até hoje.

6 – 1990 e a cintura ultra baixa

Para dar contraste a cintura alta, em 1990 surgiu a calça jeans com cintura super baixa. Normalmente as meninas usavam com top cropped, T-shirts e blusinhas mais curtas para aparecer o umbigo propositalmente.

7 – Look all jeans apareceu em 2000

Você vai ficar de queixo caído quando descobrir quem é que lançou a moda all jeans. Britney Spears e o seu crush Justin Timberlake, sim pode acreditar.

Eles apareceram no red carpet super combinando em look total jeans. A diva foi de vestido jeans com detalhes em patchwork e o divo apostou em uma calça jeans com barra flare, jaqueta jeans e um chapéu jeans. O público ficou tipo, UAU!

8 – 2017 e as novas tendências

Depois de toda essa evolução, o jeans super básico de cor única passou por uma transformação enorme. Hoje apresenta vários tipos de lavagens diferentes, desde as super light até o jeans escuro. Temos jeans de todas as cores, jeans cropped, destroyed, boyfriend, skinny, hot pant e mais um monte de modelos para você escolher.

E não é só isso, podemos encontrar hoje blusas em jeans, vestidos, saias de todos os tamanhos e até alguns tipos de acessórios como cinto, sapatos e até pulseiras em jeans.

Quem é amante assumido do denim, deve adorar quando ele sempre aparece nas primeiras posições da tendência, não é mesmo? Use e abuse do jeans, uma peça super confortável e que nunca te deixa na mão em qualquer ocasião.

Comentário

Comentários