Moda e música sempre andam lado a lado e não foi diferente com o estilo folk. Ele tem sua origem num estilo musical que surgiu na década de 1960 na América do Norte e que logo se espalhou também pelo Reino Unido. São nomes de destaque na música o cantor Bob Dyllan e bandas com Jefferson Airplane e os Beatles em sues primeiros anos.

Na moda, o estilo folk é bastante interessante por sua mistura de influências. Reunindo o melhor das décadas de 1960 e 1970, o folk junta referências de moda do movimento hippie, indígenas, com um toque romântico e country. Ou seja, muitos elementos rústicos e detalhes delicados se misturam para formar um resultado bastante característico.
Se você quer investir no estilo folk, a gente te conta aqui quais elementos não podem faltar no seu look.

Conheça o estilo folk e saiba como usar

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Franja
Muita franja, em todas as peças. Nos coletes, nas botinhas, nas saias… não tenha medo de exagerar nesse elemento. Para equilibrar, escolha complementos mais secos e retos, sem muitos detalhes em 3D. Assim, você cria um look urbano que foge da aparência de fantasia.

Jeans

E como estamos falando de um estilo bastante rústico, o jeans não pode ficar de fora, já que ele é uma peça querida do movimento hippie e do estilo country. Aqui ele aparece numa versão mais leve e em coletes e calças de boca larga. Nada de flare, a calça deve ser folgada em todo o comprimento e alargar ainda mais na barra, pantalona, tanto para as meninas, quanto para os meninos.

Vestidos e Saias longos

A vibe longo e folgado se estende por outras peças, como vestidos e saias. Esses são dois preferidos que são usados bastante nos looks de festival e até no dia a dia, muitas vezes sem nem saber que são parte do estilo folk. Tanto na saia, quanto no vestido, o tecido deve ser bem fluido e em estampas com delicadas, com temas como natureza.

As estampas

As estampas preferidas são as que remetem à natureza, principalmente os florais. Já que a inspiração é romântica, eles devem ser bem pequenos e próximos, em estilo liberty. As estampas abstratas, com vibe hippie, também tem seu lugar, mas em menor escala.

Acessórios

O estilo folk ama acessórios! Colares longos de camurça, pulseiras de contas ou de couro trançado, tudo bem natural e artesanal. Nos pés, os calçados devem ser sempre rasteiros, como botinhas de cano curto e, é claro, as rasteirinhas com pedrarias mais rústicas. As bolsas são preferencialmente em camurça, pequenas e de alça longa. Chapéus de aba bem grande, cintos e óculos redondos são outros complementos bem importantes.

Paleta de cores

Tudo é muito rústico e romântico, por isso os tons terrosos são os preferidos, principalmente o caramelo que aparece muito nos acessórios. Junto deles, os tons bem lavados de outras cores, como o roxo, o vinho e o rosa, que podem ser combinados com cores mais neutras.

Tecidos

Os que mais naturais possíveis. O artesanal e rústico manda por aqui, com algodão, linho, seda e muita camurça. Como falamos, o jeans também um tecido queridinho desse estilo, sempre em uma lavagem bem clara. Outros elementos como bordados com contas e trançados podem complementar as peças.

Agora você já sabe como usar o estilo folk e tem tudo para mandar muito bem nesse estilo que é a cara do verão.

Comentário

Comentários