Olá,

É claro que uma peça tão revolucionaria no mundo da moda deveria ter um dia comemorativo especial só para ela. O dia mundial do jeans já está chegando e pensando nisso resolvemos relembrar alguns acontecimentos que mais marcaram toda a história do nosso querido jeans. Acompanhe e saiba tudo sobre o famoso denim

Acontecimentos que tornaram o denim ainda mais especial 

calca-jeans
Consciência Jeans

Tudo começou lá em Nimes, uma cidade da França que fabricava um tecido de algodão trançado que aos poucos foi se popularizando nos Estados Unidos e em 1792 deram o nome de denim (tecido de Nimes), como antes era conhecido. 

Aproximadamente em 1860, o alemão Levi Strauss vindo de família com negócios na área têxtil, viu uma oportunidade de melhorar a vida dos garimpeiros na época que não tinham roupas adequadas para desempenhar suas árduas funções. 

Foi aí então que Levi criou a primeira calça jeans, com material resistente e ideal para trabalhos que exigiam esforço por longas horas e foi um enorme sucesso. 

O primeiro lote de calças que Levi criou juntamente com Jacob Davis se chamava 501, que deu origem ao modelo mais clássico da empresa. 

E foi exatamente em 1873 no dia 20 de maio que foi concedida a Levi Strauss e Company a patente para criação das calças jeans com rebite de cobre reforçado. 

A partir de 1950 o denim ganha sua popularidade graças aos rebeldes de plantão e ícones da música e do cinema como Marlon Brando, James Jean e Elvis Presley. A peça remetia à liberdade de expressão que os jovens lutavam com unhas e dentes. 

Até então o jeans era fabricado para um estereótipo masculino e foi quando ninguém menos do que a diva da época Marilyn Monroe apareceu em fotos usando uma calça jeans e também outro ícone sensual Brigitte Bardot aparece em poses pra lá de sensuais com um shortinho jeans

Porém a moda feminina ainda estava relutante quando inserir a peça no guarda-roupa feminino. Foi só em 1970 que Calvin Klein resolveu colocar na passarela a peça jeans unissex e imagine só foi um estouro, todo mundo queria ter uma calça jeans para chamar de sua. 

Ainda nos anos 70 um modelo que foi ícone da época é a calça flare que foi imortalizado pela atriz do filme As Panteras Farrah Fawcet. O modelo estourou em vendas e veja só ele está sempre voltando pra gente. 

Já em 1990 o jeans chegou com tudo no topo da tendência, o jeans foi a peça mais usada nessa época, jardineiras, shorts, saias e jaquetas foram as preferidas dos jovens. O look all jeans calça jeans + jaqueta jeans foi febre na época. 

E no ano de 2000 a diva do pop Britney Spears popularizou a calça jeans de cintura super baixa. O modelo foi adotado pelas dançarinas de funk no Brasil por ser uma calça com bastante elastano que dava maior poder de movimento, sem contar que era super sensual. 

A partir de 2005 o mercado da moda vem apostando muito no tecido denim e daí então foram desenvolvidos inúmeros estilos de calças jeans e também muitas lavagens diferenciadas para todos os gostos.  

E hoje a peça jeans é indispensável e obrigatória em qualquer guarda-roupa de uma pessoa que quer criar vários looks práticos, modernos e despojados. A tendência de 2016 é muito jeans e sua popularidade não para por aí, ainda veremos muito essa peça sendo destaque nas passarelas mais cobiçadas de todo o mundo. 

Você encontra jeans  na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários