Olá,

No dia 08 de março é comemorado mundialmente o dia da mulher. Uma data tão especial que faz com que todas as mulheres sejam lembradas e amadas por todos os familiares. Mas você sabe como surgiu o dia das mulheres? Assim como nem tudo são flores, o dia das mulheres aconteceu para dar mais força e direito para as mulheres.

A data existe há 98 anos no mundo, mas só foi oficializada em 1975. Esta é uma data mais do que especial, em virtude de como tudo aconteceu no passado para que as mulheres tivessem um dia somente dedicado à elas.

Dia internacional da mulher: revolução têxtil
Legenda: Consciência Jeans

Como Começou o Verdadeiro Dia Internacional Das Mulheres?

Antigamente, em meados de 1911, como todos já sabemos, as mulheres eram totalmente inferiores aos homens. As mulheres na época não tinham nem direito ao voto, eram submetidas a cargas horárias subumanas e ganhavam salários bem mais baixo do que os homens.

20 anos após a Revolução Industrial, precisamente em 1857, trabalhadoras de uma fábrica têxtil, resolveram fazer um protesto em New York reivindicando direitos e melhores condições de trabalho.

Neste mesmo protesto houve um grande incêndio que matou mais de 140 mulheres e crianças. Um protesto violento.

Já em 1908, no dia 8 de março, mais mulheres se reuniram em New York para protestar novamente e clamar por direitos. A partir desta data foi estabelecido o Dia Nacional das Mulheres.

Em 1910 houve uma conferência liderada por Clara Zetkin, dirigente do Partido Comunista da Alemanha. Esta conferência falava sobre como as mulheres eram tratadas, sobre a luta ideológica e política do proletariado e sobre a exploração como um todo em que as mulheres eram submetidas.

Clara propunha a criação de um dia especial para as mulheres para ser celebrado internacionalmente. A partir daí foi idealizado e votado o Dia Internacional da Mulher proletária que representava a luta das mulheres pelos direitos e cidadania.

Em 1917 houve uma revolução na Rússia, no mesmo dia 08 de março. A revolução foi um sucesso e o Czar Nicolau II foi obrigado a dar direito ao voto para todas as mulheres.

E foi somente em 1975, 30 anos após a criação da data, as Nações Unidas resolveram reconhecer e votar para que o Dia Internacional das Mulheres fosse celebrado em todo o mundo.

O Dia Internacional das Mulheres representa hoje a imensa maioria das mulheres do mundo. Tornou-se uma das mais fortes tradições em todo mundo e graças à toda essa luta violenta, mortes e guerra, as mulheres enfim conseguiram um lugar digno na sociedade.

E foi através desta luta que acendeu outras lutas por direitos, as mulheres proletárias não lutaram por elas mesmas, mas sim por todos os pobres e classe oprimida explorados.

 

Comentário

Comentários