Olá,

As tendências de moda sempre nos surpreendem, a cada ano é uma novidade divertida e criativa que começamos a inserir em nosso dia-dia. Mas já parou para pensar como tudo isso começou?

Já parou para pensar como surgiu e quem inventou o vestido? Hoje podemos nos beneficiar de peças maravilhosas e customizáveis, mas antigamente era tudo muito restrito e seletivo. E é exatamente sobre isso que vamos falar um pouco mais, se achou interessante acompanhe essa breve história.

História do vestido na moda

desenho-vestido-jeans-1960-moda
Legenda: Reprodução

Desde os primórdios os seres humanos costumavam se cobrir com peles de animais para se protegerem do frio que antigamente era muito mais intenso do que hoje. Utilizavam as peles também para cobrir as partes íntimas durante todo o tempo para se protegerem de infecções e de insetos.

Na idade média o que era sinônimo de status social eram as túnicas que tinham um corte mais reto e toda detalhada em pedras e bordados. Os vestidos começaram a aparecer na década de 1800, e somente as mulheres usavam a peça.

Logo mais em 1860 os vestidos ganharam um adereço que era conhecido como crinolinas, armações que eram colocadas sob os vestidos para dar mais volume. As mulheres da alta sociedade utilizavam esse adereço juntamente com os corpetes que as deixavam muito mais femininas e sensuais.

Os vestidos eram longos e as cores mais neutras, porém em 1870 os vestidos começaram a mudar no mundo da moda e surgiram modelos com cores mais vibrantes, tecidos mais fluidos e estampas florais.

E foi em 1900 que as crinolinas e corpetes foram aos poucos desaparecendo, nesta época a moda quis mostrar mais o lado da naturalidade da silhueta feminina. Os vestidos tinham um caimento mais natural e eram todos trabalhados em renda e estampas florais delicadas.

E já em 1920 o vestido no mundo da moda começou a mostrar mais o corpo da mulher. Eles apareceram com mangas mais curtas e comprimento pouco abaixo do joelho. Eram mais folgadinhos, porém tinham uma marcação na cintura.

Ainda em 1920 Coco Chanel lançou o básico pretinho que foi uma revolução no mundo fashionista. O que antes representava o luto, agora era tendência.

Em 1940 os vestidos já começaram a aparecer em modelos mais sensuais mostrando o colo da mulher, sem mangas, mais justos e ainda com o comprimento abaixo do joelho.

E foi a partir de 1960 que o jeans começou a dar as caras no universo fashion. Em 1980 surgiu o vestido jeans, nesta época o jeans era tendência total. Calça jeans destroyed, calça e jaqueta jeans com patches e também as mulheres começaram a usar muito o vestido jeans.

Ele voltou a fazer sucesso em 1990 e 2000 quando o jeans ainda estava em alta. E atualmente existe uma infinidade de modelo de vestidos e o que não falta é diversidade de vestidos jeans que combinam com todos os estilos.

Você encontra  vestido jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários