Olá,

Quando você coloca suas calças jeans pela manhã já parou para pensar de onde vem essa palavra? Na verdade, já acostumamos com o som estrangeiro desse tecido, mas, geralmente, sequer paramos para pensar de onde saiu.

É interessante saber a origem das coisas, especialmente aquelas que fazem parte do dia-a-dia. Por trás de toda roupa sempre tem uma história interessante e sua origem linguística pode impressionar. Vejamos algumas origens dessa palavra a qual convivemos diariamente sem ser notada.

De onde surgiu o tecido jeans

calca jeans
Fonte: Consciência Jeans

Antes de saber a etimologia da palavra jeans é interessante conhecer um pouco mais do tecido que é um dos mais populares da atualidade.

A primeira vez que o tecido jeans foi fabricado foi em 1872 na França. O primeiro nome que o tecido recebeu foi denim, que é uma abreviação para De Nimes, Nimes sendo a cidade onde o jeans foi criado.

Mesmo tendo nascido na França foi só ao chegar aos EUA que o jeans ganhou fama. Na época um pequeno comerciante estava à procura de um tecido mais prático, flexível e duradouro do que aquele que era utilizado na fabricação de calças para mineiros. Foi então que descobriu o “denim” francês que serviria perfeitamente para seu propósito.

O nome do comerciante era Levi Strauss e ele iniciou a fabricação do tecido nos EUA. No começo seu uso era difundido especialmente entre os mineiros, o primeiro público de Levi Strauss, mas eventualmente a moda foi pegando.

O tecido no começo não era o azul bonitinho que temos por aí, mas sim marrom, que é a cor natural dele. Quando outros fabricantes já tinham se apropriado do denim para a venda Strauss ficou se perguntando o que poderia fazer para que seus produtos fossem diferenciados, aí surgiu a ideia de amacia-lo com pedras e tingi-lo para ficar com um visual mais agradável. A cor azul pegou e atualmente o mercado tem jeans de todas as cores para escolher.

Foi só no século XX que o jeans ganhou o mercado. O movimento hippie apropriou-se do tecido para protestar contra modelos de vida tradicional, o cinema começou a usá-lo para caracterizar personagens rústicos como cowboys e, enfim, as massas o adotaram. Ele fez tanto sucesso que até hoje não saiu de moda.

E o nome, de onde veio?

calca-jeans
Fonte: Consciência Jeans

O denim não foi o nome que pegou, mas sim o jeans. De onde será que ele saiu?

Na época era comum que trabalhadores braçais utilizassem calças jeans porque elas duravam bastante e aguentavam o trabalho. O primeiro país a importar o “denim” francês foi a Itália, onde era utilizado para a fabricação dos uniformes de marinheiros no porto de Gênova. Os marinheiros eram chamados de genes pelos franceses. Quando o tecido chegou na América o nome foi adaptado para o inglês e virou jeans.

E assim surgiu a palavra para um dos tecidos mais populares do mundo.

Você encontra calça jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários