Olá, 

Qualquer mulher tem uma peça de saia em seu guarda roupa seja ela de tecido ou jeans. É uma peça versátil, prática e muito fácil de criar várias combinações estilosas. 

Hoje vamos falar um pouquinho mais da história da saia. Como será que surgiu esta peça única que hoje se tornou o must have da mulherada? Vamos conhecer? 

Conheça mais sobre a incrível evolução da saia 

mulheres-decada-40-historia-saia
Legenda: Desenho de mulheres na década de 40 usando saia midi. Reprodução.

A nossa querida saia foi inventada (acredite se quiser) há três mil anos atrás. E olha só, naquela época a saia começou a ser utilizada pelos homens com um devido fim, cobrir as partes íntimas. 

Nesta época os homens utilizavam peles de animais como vestimenta, aos poucos criaram casacos para se protegerem do frio, porém ainda não havia distinção de sexo nas vestimentas. 

Somente após o século XII, a saia foi denominada uma vestimenta feminina. O uso de espartilho e corpete começou a se tornar indispensável para o visual feminino. 

Já no século XIV, onde aos poucos se iniciava a influência pela moda, as mulheres começaram a definir saias longas e com caudas como status social. E desde essa época até meados do século XVII as saias longas eram sinônimo da nobreza. 

A saia passou por mais uma evolução no século XIX, onde surgiu mais complementos para deixa-la mais sensual. O uso de espartilhos apertados e crinolina, que era uma armação usada por baixo da saia que a deixava mais volumosa. 

E foi no século XX que uma das marcas mais conceituadas de hoje lançou nas passarelas um modelo refinado de saia. Ela apresentava comprimento até os joelhos com cintura alta justa e mais soltinha a partir dos joelhos, similar a nossa tão amada saia midi de hoje.  

Agora já nos anos 40, as saias passaram por mais uma transformação. Elas ficaram muito mais rodadas. Christian Dior apostou na peça dando toque mais evasê. 

E foi exatamente na década de 60 que a estilista Mary Quant lançou a primeira minissaia, quebrando todos os preconceitos e enfrentando os desafios da época. Logo a minissaia se popularizou. 

Nos anos 90 a saia jeans se tornou popular entre as mulheres e a paixão da moda feminina. Saia jeans até o joelho, minissaia com botões e muitos bolsos eram detalhes essências da moda na época.  

E atualmente podemos encontrar saias de vários modelos, tecidos e estilos. As saias são capazes de criar looks clássicos, casuais, office e até mesmo um visual para balada. Por esse motivo, hoje a saia se tornou peça indispensável no guarda-roupa das mulheres

Você encontra saia jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais. 

Comentário

Comentários