Olá,

Hoje em dia temos uma incrível variedade de modelos do nosso querido denim. Mas nem sempre foi assim, antigamente o jeans era considerado uma peça super básica e tinha apenas 1 modelo de calça jeans. 

Com o passar dos tempos foram criando novos modelos de calças jeans até que surgiu a jardineira jeans e outras peças para incrementar ainda mais o visual. Hoje vamos te contar um pouquinho mais da história da jardineira, peça hit dos anos 90 e que voltou tudo com os looks das fashion girls. Confira!

  

Como surgiu a jardineira jeans e como ela influenciou a moda

mulheres-decada-20-40-jardineira-jeans-historia
Legenda: Mulheres na década de 20 2 40 usando jardineira jeans Fonte: Reprodução

Tudo começou lá na época das grandes indústrias de 1750, este modelo foi criado especialmente para os operários da época. Ele continha bolsos frontais e laterais que possibilitavam os funcionários guardar todo tipo de ferramenta durante o trabalho. 

A peça era confeccionada em linho e algodão muito confortável e resistente para aguentar um dia inteiro de trabalho duro. Durante a após a primeira guerra mundial, o modelo passou a ser utilizado também pelas mulheres operárias. 

Já em 1930 o modelo começou a ser utilizado pelas crianças da época como uniforme escolar. Eram mais simples e de cores neutras confeccionados em algodão, também existia a opção em jeans para as crianças. 

E no ano de 1960 a jardineira jeans virou artigo de moda após os grandes nomes da época saírem por aí com a peça. Ninguém menos do que Marilyn Monroe e Elvis Presley lançaram essa moda despojada e prática para o dia a dia. 

Não demorou muito para que as grandes grifes da época apostassem no modelo e marcas como Chanel e Levi’s criaram modelos ainda simples, porém, muito com toque fashion. 

Foi em 1970 que as jardineiras apareceram mais curtas como shortinho e saia, nesta época o jeans já era tendência total e muitas peças foram criadas como o vestido jeans, calça flare e jeans destroyed

Em 1990 a jardineira jeans foi tendência de moda jovem e conquistou muitas adeptas a peça confortável e que expressava toda a essência adolescente.  

A partir do ano 2000, as jardineiras começaram a aparecer em tons, estampas e texturas diferentes. Não existia somente a opção jeans e ela começou a ser usada em várias ocasiões. 

No ano de 2014 ela apareceu com tudo nas passarelas e foi uma forte tendência, que combinava com outras peças de cores diferentes. 

E atualmente a peça é muito usada pelas mais famosas celebridades. Existem vários modelos e estilos de jardineiras jeans e também em outros tipos de tecidos. Uma peça democrática que não pode faltar em um guarda roupa como peça curinga. 

Você encontra  jardineira jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais. 

Comentário

Comentários