Para quem deseja saber como tingir jeans, preparamos este tutorial super simples. Na verdade todo mundo tem uma calça jeans, um short, ou até mesmo uma camisa que acabou ficando surrada.

Muitas peças jeans mesmo que são antigas, podem estar conservadas. Neste caso a solução é utilizar o processo de tingimento para trazer a cor de volta. Além disso, o método também garante um visual novo, inclusive dá um charme para a roupa.

Em alguns casos é possível que o resultado varie conforme a qualidade do jeans e a tinta usada.  Neste caso, o recomendado é usar a tinta adequada e que tenha capacidade de cobrir a coloração anterior.

Independente do motivo o processo de tingimento é bastante prático e o melhor, muito barato. Para quem pretende investir no meio, confira a seguir passo a passo de como fazer.

tingir-jeans

Passo a passo: como tingir jeans

Materiais

Inicialmente antes de saber como tingir jeans é preciso comprar alguns materiais. Com estes itens é possível mudar a cor da sua peça e deixar com novo visual. Os itens são:

  • Corante;
  • Fixacor;
  • Panela grande;
  • Colher;

Pré-Tingimento

Neste caso, você já observou se o tecido vai dar certo com a tintura, inclusive a cor já foi escolhida. Deste modo, o resultado final tem relação com a cor base do tecido e também do corante.

Com o corante em mãos leias as instruções. Para saber a quantidade correta, procure pesar a roupa (seca) para saber a quantidade do corante. Normalmente a quantidade é proporcional ao peso (o tubo de 45 gramas de corante tinge 300g de tecido seco). Já de água use 20 ml  por grama de tecido seco

Preparo do corante

Ferva de 1 a 2 litros de água na panela e dissolva o tubo de corante na água fervente. Mexa com a colher. O ideal é ferver a quantidade de água que cubra a peça que vai ser tingida (seis litros na média). Depois dissolva o corante na água e misture muito bem.

Tingindo a peça

A peça jeans precisa estar limpa e úmida. Coloque na panela deixando submersa. Deixe ferver por 40 minutos e vá mexendo com a colher.

Fixador

Coloque o fixador na água da panela. A dica é adicionar uma colher de sopa de sal de cozinha para 300g de tecido. O sal vai ajudar no tingimento dos jeans escuros, como preto, marinho e outros. Após deixe dissolver em água fria, mantendo o jeans de molho por 30 minutos.

Após remova a água com corante da panela e enxague a peça em água corrente. Após basta deixar a peça secar na sombra.

Observação: o fixador ajuda a tinta ficar mais tempo na roupa. O item é fácil de ser encontrado e pode ser vendido até em supermercados. De qualquer modo o importante seguir as instruções do produto que pode variar conforme a marca.

Depois que você pega o jeito e sabe como tingir jeans pode fazer em outras peças. Basta seguir nossas recomendações e mãos a obra! Aproveite e poste nos comentários algumas das criações.

Comentário

Comentários