Olá,

O Jeans é um tecido prático, versátil, confortável, bonito, uma verdadeira paixão nacional. Todas as roupas desse tecido tem um detalhe peculiar que poucas pessoas conhecem a fundo ou ligam para: a etiqueta. Vamos conhecer um pouquinho da história do jeans e como surgiu esse pedacinho de tecido que sempre está conosco.

Calças jeans – as origens

historia
Fonte: Consciência Jeans

O tecido jeans surgiu na capital da moda, França, em 1792. Inicialmente o tecido ficou conhecido como tecido de Nimes, que foi abreviado para Denim mais tarde. Sua durabilidade o fez popular entre a classe operária e com os trabalhadores de todas as áreas.

Sua chegada nos EUA se deu através de um judeu que vendia lona para carroças chamado Levi Strauss. O vendedor percebeu que as roupas dos mineradores não eram resistentes o suficiente e então surgiu a ideia de fazer calças com o tecido das lonas. O grande problema era que as lonas eram pesadas e pouco flexíveis, o que levou Strauss a encontrar um novo tecido: o jeans.

O primeiro código lançado por Levi Strauss tinha o número 501, que virou um dos modelos tradicionais mais populares da marca. Algumas melhorias foram feitas nas calças jeans com o passar dos anos, a cor, por exemplo, só surgiu em 1860 quando Strauss pensou que uma cor diferente poderia ser um diferencial de sua marca. O bolso traseiro, pasmem, só surgiu em 1910 como um acessório.

Popularidade só chegou para os produtos jeans após a primeira guerra. O que tornou o tecido tão usado quanto é hoje foi o exército americano, que usava o tecido em suas fardas. O povo aderiu à essa imagem de grandeza que o tecido passou a trazer e as calças e roupas feitas de jeans viraram moda foram dos círculos operários.

Outro ponto de grandeza que levou o jeans ao seu enorme patamar de popularidade foram os filmes. Em Hollywood era muito comum que personagens de cowboys de filmes de faroeste usassem roupas jeans. Com o fim da 2ª Guerra Mundial e a expansão do cinema americano pelo mundo as calças jeans também ganharam fama.

E a etiqueta…

historia
Fonte: Consciência Jeans

Voltando para o assunto da misteriosa etiqueta. As etiquetas são usadas desde a idade média quando eram somente pedacinhos de papel ou tecido presos em pacotes de comidas, produtos ou roupas para identifica-los. Sua função não mudou muito desde então.

No século XIX a indústria têxtil percebeu que afixar uma pequena etiqueta a suas peças de roupa era uma boa ideia para identifica-las, já que é impossível escrever ou marcar algo no tecido sem estraga-lo. Inicialmente elas serviam só para identificar o fabricante, Levi Strauss, por exemplo, usava uma etiqueta de couro para diferenciar as calças de sua marca.

Foi bem mais tarde que os grandes industriais perceberam que a etiqueta não precisava servir só para diferenciar um fabricante do outro. Hoje em dia elas são utilizadas para passar todo tipo de informação sobre o produto: tamanho, marca, como lavar, do que é feito e até como reciclar.

Você encontra calça jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás 22 na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários