Olá,

Quem nunca comprou uma calça jeans na pressa e chegou em casa para perceber que estava comprida demais? Ou que deu de presente para o filho, sobrinho, amigo que mora longe e sabe que ele, ou ela, não tem como trocar? É para ajudar todos que estão enfrentando esse problema que separamos algumas dicas de como fazer barra de calça jeans.

Barra original cortada

calca-jeans
Fonte: Reprodução

O primeiro jeito de fazer a barra envolve linha de costura, máquina de costura, alfinetes e giz para marcação. Antes de tudo é importante vestir a calça jeans (ou mandar o dono da calça vestir) e marcar exatamente onde a barra deve ficar para evitar erros futuros. Também precisa marcar 1 cm acima da barra original, logo veremos para que isso serve.

Após feitas as marcações corte nas duas (no lugar onde você quer que fique a barra e no 1 cm acima da original) com uma tesoura de costura bem afiada, cuidado para não escapar das marcações!

Lembra aquela barra que você cortou? Agora precisará desmanchar a costura, isso pode ser feito com uma tesoura afiada ou um desmanchador próprio que é encontrado em qualquer casa de materiais para costura. Nunca pule o passo de desmanchar a costura, depois de fazer isso será necessário colocar aquele 1 cm a mais que deixamos para dentro da barra original.

Feito isso coloque a barra alinhada a calça jeans e prenda com alfinetes. É importante que eles fiquem bem enfileirados e retos para que sua jeans não fique com a barra torta.

Antes de costurar de verdade com a máquina de costura alinhave para deixar a barra nova parada no lugar. Depois use linha própria para jeans e agulhas bem grossas para costurar com a máquina de costura e pronto! Você tem uma calça jeans linda com barra idêntica à original.

Barra sem cortar

Para quem acha que é um desperdício ter que cortar um pedaço de jeans temos outra dica. É sim possível fazer a barra de calças jeans sem cortar. Vejamos como.

Comece como em qualquer barra, marcando o quanto precisará diminuir, lembrando que o ideal é que a pessoa que usará a calça vista para a medida. Agora que fica um pouco diferente, ao invés de cortar aquele pedaço você precisa dobrar. Verifique se está bem retinho depois de feito e use a primeira perna como exemplo na hora de dobrar a segunda, para que fiquem de tamanhos iguais. Prenda a dobra no lugar com alfinetes.

Veja o lugar bem embaixo da bainha original da calça e alinhave e costure aquela parte. Isso pode ser feito tanto na máquina quanto à mão. Agora é só dobrar a bainha original para baixo para que o lado certo fique à vista. Você pode costurar essa parte também, mas o ideal é deixá-la solta para o caso de precisar desmanchar a bainha depois.

Para que a barra da calça jeans fique bem lisinha passe a ferro depois de terminar a costura e toda vez depois de lavar.

Dicas para fazer barra de calça jeans afunilada

calca-jeans
Fonte: Consciência Jeans

Se você tem uma calça afunilada, daquelas que ficam mais fininha conforme chega ao tornozelo, então terá de fazer um passo extra. Será necessário apertar a parte onde você ajustará a barra original da calça para que as duas tenham o mesmo comprimento.

Você encontra roupas jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários