Você, que assim como nós, ama usar jeans em todas as ocasiões, já parou para pensar como é o processo de fabricação das peças jeans? O jeans é produzido em todo o mundo e cada parte do mundo ele é produzido de uma maneira diferente.

O jeans é uma peça fundamental no guarda roupa do mundo inteiro e principalmente aqui no Brasil ele é peça chave. Então é interessante pensar como acontecem as etapas da fabricação da peça até que ela chegue no seu guarda roupa.

Se você se interessou pelo assunto, preparamos um guia para você aprender mais sobre o processo de fabricação do jeans. Confira!

Produção inicial do denim jeans

como-e-feito-o-jeans_

Tudo começa nos campos de algodão. O algodão é colhido e limpo através de máquinas específicas. Dependendo da demanda de uma fábrica e de matéria prima necessária, é possível gerar em uma colheita 200 quilos de algodão, fibra suficiente para produzir cerca de 300 pares de jeans.

Depois deste processo, o algodão cru precisa ser transformado em denim, como conhecemos. O algodão passa por um tipo de máquina especial que desembaraça, penteia e começa a transformar o algodão em um fio resistente. O algodão se transforma aos poucos em uma espécie de teia e logo vai tomando forma de fio.

O próximo processo é o tingimento do algodão e a princípio o algodão é tingido na cor amarela. O índigo, que é a cor original do denim, não é solúvel em água. Desta maneira, precisa primeiramente ser misturado com uma solução de hidrogenossulfureto de sódio, e é exatamente esta solução que a torna amarela.

As fibras de algodão são imersas nesta solução e assim que é retirado do banho, imediatamente as fibras se tornam azuis como conhecemos. O próximo processo é tratar as fibras de algodão com amido de milho para que elas se tornem ainda mais resistentes.

As fibras são trabalhadas e as máquinas de tear logo são acionadas. Uma mistura de fibras brancas e índigo fazem parte do processo de fabricação do denim. Na verdade é uma mecha de fibras de algodão branco para cada três filamentos de azul índigo.

Corte e modelagem

como-e-feito-o-jeans_-2

Com muitas pilhas de folhas de tecido jeans já prontas, a próxima etapa é a de design, corte e modelagem. Através de um programa de computador, os modelos de cortes são criados e logo são impressos em papel. Estes serão os moldes para corte das peças.

O projeto é colocado sobre as folhas de tecido jeans e agora já podem começar a tomar forma. Logo que são cortadas as peças jeans vão para o setor de costura. Com 1,6 de denim, um modelo de calça jeans é feito. Este processo de costura leva de 15 a 20 minutos para deixar a peça prontinha.

O processo está logo chegando ao fim. Após a etapa de costura, é hora de engomar a peça para que os fios se unam e tomem forma. As calças jeans são passadas a ferro de alta temperatura.

O último processo é o de lavagem. Agora é que os jeans ficam prontinhos para serem usados. Eles passam por um processo de lixamento, desgaste, desgasta a laser, descoloração, destroyed ou amaciamento, de acordo com o modelo do jeans. Depois são etiquetados e embalados.

A química do jeans e os perigos para o meio ambiente

A maioria das fábricas de jeans utilizam processos químicos abrasivos e contém agentes químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, o processo de lavagem pode gastar e desperdiçar muita água.

A Consciência Jeans tem um conceito diferenciado, que é justamente investir no universo fashion de maneira mais consciente. A produção do denim da Consciência jeans é totalmente ecológica.

A produção do denim é feita com a máxima redução do uso de recursos naturais. Além disso, as fibras de denim não recebem tintura, que também são altamente poluentes. No processo de lavagem, a água é reutilizada e utilizamos pouca água.

Outros diferenciais da Consciência Jeans é que os aviamentos utilizados em todas as peças jeans são produzidos com materiais naturais e reaproveitáveis. Não utilizamos plástico nas embalagens, ou seja, você pode ter uma peça jeans incrível, tendência e ainda colabora com a preservação do meio ambiente.

Gostou de aprender mais sobre a peça mais usada em todo o mundo? Então não deixe de compartilhar para que mais pessoas aprendam a origem do jeans.

Comentário

Comentários