Churrasco com amigos é demais…  Se a idéia parece boa mas a execução ainda assusta, vamos dar umas dicas bem fáceis para você se divertir e ainda agradar a todos.
As dúvidas já começam na hora das compras… Quanto comprar de cada coisa?

Grilled meat

Nesta hora você precisa pensar nos seus convidados, pois homens,  mulheres e crianças consomem quantidades e gostam de coisas diferentes…

Sempre acontece de faltar ou sobrar carne. O ideal é sempre sobrar um pouquinho ou realmente acabar toda a carne, mas com todos os convidados satisfeitos.

De modo geral você pode pensar em 500 gr por adulto e 200 gr para cada criança. Você também deve avaliar a duração de seu churrasco,  se for durar mais horas aumente as quantidades para cerca de 700, 800 gramas por adulto. Peixes também são deliciosos, mas os cálculos são diferentes, pois como são mais leves são mais consumidos.

Grilled Salmon

Para acompanhar, vale fazer farofa, maionese e arroz e salada, lembrar dos pães franceses, pão com alho, abacaxi assado com canela e até cebolas, pimentões e beringelas que também podem ser grelhados, as saladas verdes são muito bem vindas, frutas cítricas como as laranjas e mexiricas são ótimas no final … pense no gosto de sua tribo.

Para as bebidas também é bom avaliar as preferências de seus convidados. Refrigerantes, água, cerveja e a tradicional caipirinha não podem faltar.Existem alguns aplicativos em sites especializados que ajudam a calcular as quantidades de vários itens necessários para um churrasco, podem ajudar:

http://www.sadia.com.br/s-para-voce/
http://www.embaixadordochurrasco.com.br/calculo-para-churrasco.php
foto www.sadia.com.br
foto www.sadia.com.br

Na hora H

Lembre-se que o fogo da churrasqueira deve ser aceso 30 minutos antes de você começar o churrasco. Coloque a carne somente quando o o braseiro já estiver bem quente.

Há muitas formas de temperar as carnes, o sal grosso é bastante tradicional, mas cuidado, espalhe sal grosso na carne e na gordura,  bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes de ir para churrasquiera. Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa totalmente dura e seca.

Com o fogo já aceso, a carne temperada, é só colocar as carnes no espeto e/ou na grelha.

A gordura natural de cada tipo de carne deve ser preservada durante a preparação, de preferência virada para cima, para que ela derreta penetrando na carne e deixando-a macia. Tente ficar atento , vá virando suas carnes, quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar o outro lado da carne para o fogo. Nesta hora é bom usar uma pinça grande de churrasco para não furar a carne. É sempre bom começar pelas peças pequenas como as linguiças e os cortes de frango, que ficam prontos mais rápido, preparando espaço para as peças maiores, como  picanhas costelas e maminhas.

 

Para o braseiro há alternativas modernas e que funcionam perfeitamente, veja o vídeo.

 

Comentário

Comentários