Olá pessoal,

Confortável, democrática e usual a calça jeans está entre as peças mais vendidas e utilizadas em todo o mundo. A peça se popularizou ainda na década de 70, quando representava, para alguns, um divisor de águas entre o tradicional e o novo. 

Isso porque, a época foi marcada pela ruptura com o tradicional. Os jovens em geral queriam revolucionar a política, quebrar os padrões e mostrar rebeldia; as mulheres estavam cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e já tinham voz ativa; no Brasil, vivíamos em pleno regime militar e a liberdade era a causa de boa parte da juventude.  

Diante de um cenário tão adverso, o jeans se destacava como peça símbolo das mudanças propostas e os jovens que ali estavam, queriam muito mais. Afinal, era uma roupa feminina, mas também masculina. Na verdade, era uma moda unissex confortável e, claro, básica, que podia ser vestida por todas as pessoas de todas as idades. 

Homens e mulheres se encantavam com as peças desbotadas e básicas. Mas, em meio a peças retas e sem corte, um modelo se destacou: a calça jeans flare, ou boca de sino, como era conhecida na época. 

Todos aderiram à moda, hippies ou não, era comum ver jovens desfilando com esse modelo e claro, pregando a paz e o amor ou lutando em prol de mudanças positivas. O look com calça flare era composto por blusas, batas, xales, entre outros. Tudo muito colorido e alegre.  

Na época,  cantores como Jimmy Hendrix e Janis Joplin apareceriam nos shows com o modelo e inspiravam as pessoas de todo o mundo. No Brasil, as novelas Selva de Pedra (1973), Pecado Capital (1975) e Dancin’ Days (1978) faziam sua parte e encantavam o público com as peças descoladas e modernas. 

Em geral, a década de 70 foi muito importante para o desenvolvimento brasileiro e para a moda. Muitos modelos de calças atuais como a flare, destroyed e skinny, foram inspirados naquela época.  

Além disso, os croppeds e os bodys, que podem ser encontrados frequentemente nas passarelas e nas vitrines das lojas, também faziam parte da moda dos anos 1970, assim como as batas com mangas ciganas e étnicas. 

Dica como usar calça jeans flare 

Calca-flare
Consciência Jeans

Utilize salto alto – essa combinação deixa o look elegante e permite que seja utilizado durante o dia ou a noite, além de ajudar a alongar a silhueta deixar as pernas mais finas.  

Aposte em blusas básicas – o detalhe da barra aberta já é chamativo e deve ser o centro das atenções. Dessa forma, o ideal é que você prefira as blusas básicas ou um suéter e blazer colorido. 

Cropped e transparência – principalmente se o look for para noite, aposte no cropped e em blusas com transparência para realçar o modelo. Mas, lembre-se, a calça por si só já chama atenção e não deve ser acompanhada de nada muito elaborado. 

Você encontra jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários