Olá pessoal!

Uma das coisas que estão mais na moda hoje em dia é a preservação da natureza e seus recursos. Ou seja, conscientização e sustentabilidade “é o que há”!

Todo mundo sabe a crise da água que estamos vivendo. Grandes estados brasileiros, como São Paulo, vivem a maior estiagem dos últimos 80 anos. E mesmo que chova o alerta foi dado: não basta São Pedro ajudar, se a gente não fizer a nossa parte esse recurso vital para a nossa sobrevivência vai “pelo ralo”.

Sendo assim, toda ajuda, nem que pareça sem importância, é super bem vinda. Podemos começar a repensar nossa relação com as roupas e a água.

Roupa e água

Para se ter uma ideia para a fabricação de uma única calça jeans utiliza-se, no mínimo, 20 litros de água. E só em 2013 o Brasil produziu 365,1 milhões de peças, segundo dados do IEMI. Haja água! A indústria da moda tem implementado novas tecnologias para evitar o desperdício e reutilizar a água, entre outras práticas sustentáveis. E pregado que as pessoas lavem menos os seus jeans, como fez o CEO mundial da Levi´s, Chip Berg, ao afirmar, num fórum de sustentabilidade que não lava seus jeans com frequência: “Esta calça tem um ano e nunca viu uma máquina de lavar”, comentou na ocasião, dando em seguida uma boa dica para higienizar os jeans (veja na lista abaixo).

Nem 8 nem 80. Não precisa exagerar, como Chip Berg, mas também não há necessidade de lavar todas as roupas a cada uso — hábito comum entre brasileiros, que acaba gastando muita água e desgastando demais os tecidos.

Então veja agora 9 atitudes em relação ao seu jeans que podem ajudar a economizar água:

1. Analise se os jeans precisam mesmo sem lavados. Peças suadas e sujas, claro! Mas tanto peças mais finas, como uma camisa de seda, como calças jeans podem ser usadas mais de uma vez antes de serem lavadas.
2. Usar a passadeira a vapor na peça e deixar o tecido “respirar” antes de guardá-la é uma maneira prática de higienizar as roupas. Você encontra passadeiras a vapor pequenas que podem ficar no armário mesmo e quebrar aquele galho.
3. O consumo consciente é uma forma de evitar o desperdício de água. Toda a produção de roupas envolve água: quanto menos descarte e roupas mais duráveis você investir, mais ajudará a poupar recursos naturais.
4. A dica que o CEO da Levi´s afirma usar em seus jeans em vez da máquina de lavar: “você pode passar um pano úmido, esponja, escova de dentes para tirar manchas e deixar secar ao ar livre e fica tudo bem”. Uma colher de vinagre de vinho branco misturada a água do pano, ajuda essa higienização ficar mais completa. E pode ficar tranquila: ao secar não fica cheiro!
5. A máquina de lavar pode ajudar a economizar água. Para se ter uma idéia enquanto ela gasta, em média, 50 litros por ciclo, 15 minutos de lavagem de roupas no tanque com a torneira aberta pode chegar a um gasto de 279 litros.
6. Utilize a máquina sempre cheia. Deixar juntar as peças e lavar de uma vez evita o desperdício.
7. Roupas delicadas precisam ser lavadas a mão. Para isso, use uma bacia com sabão neutro e, nela, esfregue levemente e ensaboe as roupas. Só então enxague. Parece óbvio, mas nem sempre a gente lembra de fechar a torneira direto — hábito indispensável.
8. A água utilizada para lavar as roupas pode ser reutilizada para lavar o quintal ou os banheiros.
9. Dê preferência para as lavadoras mais eficientes, que consomem menos água e energia. Todo esse tipo de informação está disponível no site das marcas: vale comparar na hora da escolha.

Com estas dicas, você mantém seus jeans limpinhos e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Isso sim é estar na moda!

Você encontra várias peças de jeans moletom na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Até a próxima!

Comentário

Comentários