Olá,

Sabia que o tecido mais usado no mundo esconde várias curiosidades? O denim atualmente aparece em várias modelagens e estilos diferentes, mas nem sempre foi assim. Você sabe quando o jeans foi inventado? 

Então hoje vamos te contar muitas curiosidades que envolve a peça mais querida do mundo. Acompanhe que você aprenderá muitas coisas! 

curiosidades-sobre-jeans-denim
Consciência Jeans

  

Não existe regra para apostar no jeans nas produções. Afinal, ele combina com praticamente todo tipo de tecido, textura e com todas as cores. 

Seja qual for seu estilo, tem sempre um denim perfeito para você. Além disso, o jeans pode ser usado também em qualquer ocasião. Mas, vamos conhecer um pouquinho mais sobre este tecido. Veja só! 

1 – Por que Denim? 

Foi lá em 1792, na França que surgiu os primeiros nomes ao tecido. Antes disso se referiam às calças de marinheiros como “genoese” e “genes”. Foi na cidade Nimes onde surgiu a primeira peça de algodão trançada, e para homenagear a cidade colocaram o nome de Denim na peça produzida. 

2 – Quem popularizou a peça? 

Levi Strauss, um empresário natural da Alemanha quem popularizou a peça. Ele percebeu que os mineradores e trabalhadores fabris não tinham um uniforme resistente o bastante para aguentar um dia inteiro de trabalho duro. Ele criou então uma peça modelo para os trabalhadores, e o sucesso foi enorme. Logo, se tornou referência em uniformes para trabalhadores fabris da época. 

3 – Qual a cor original do denim?  

Sabia que originalmente o denim não era azul? As primeiras peças confeccionadas em lonas possuíam o tom de marrom. E foi Levi Strauss que teve a brilhante ideia de tingi-las de azul em meados de 1890. Ele utilizava um corante natural por meio de uma planta que se chamava “indigus”, daí a cor índigo foi adotada como cor padrão para o denim que conhecemos hoje. 

4 – Quando o denim entrou para o mundo da moda? 

Até então o jeans era destinado apenas ao ambiente de trabalho. Mas, foi na década de 1970 que o estilista Calvin Klein decidiu colocar nas passarelas a peça jeans como tendência da época. A partir daí a peça se popularizou ainda mais no mundo da moda. 

5 – Quem foram os primeiros a apostar nessa tendência? 

Os primeiros famosos que apareceram em cliques fantásticos foram James Jean, Marilyn Monroe e Elvis Presley. Britney Spears mais tarde foi responsável por popularizar a primeira modelagem jeans mais ousada, que aparecia com um cós muito baixo evidenciando a cintura e delineando as curvas femininas, o sucesso foi muito grande como já se esperava. 

6 – Quando surgiu as primeiras lavagens? 

Foi em meados dos anos 80 que as primeiras lavagens diferentes e também modelagens começaram a aparecer. Nesta época surgiu o jeans destroyed, como conhecemos hoje. Ele foi popularizado pelos maiores astros de rock da época. A partir daí se tornou forte tendência jovem. Ainda nesta época também foi criado o jeans flare que era chamado de “boca de sino”. 

Desde os anos 80 muitos outros modelos de calças jeans foram criados, o jeans começou a aparecer em outras cores, assim como foi inventado também o vestido jeans, jardineira jeans e shorts jeans diferentes. 

A indústria têxtil de hoje se tornou muito mais ampla e oferece todos os tipos de modelos de calças jeans que você pode imaginar. A cada ano a tendência de moda nos apresenta uma peça jeans diferente e ainda tem muito mais novidades para surgir. Se você ama denim, não pode deixar de ficar por dentro dessas novidades! 

Você encontra jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários