Olá leitoras!

Sabe as sandálias birken? Aquelas baixas com fivelas na frente em que o pé ficar encaixadinho? Pois é… Elas são odiadas por muita gente e realmente abominadas pelos fashionistas. Só que elas são muito confortáveis e existem sim, maneiras de usá-las com jeans sem fazer feio. Confira as 4 dicas abaixo para combinar esse polêmico calçado com seu jeans preferido.

As birken (de Birkenstock, nome do modelo original alemão) são muito comparadas aos Crocs, sendo chamadas de “sapatinhos feios” ou “chinelinhos de hippie”, mas elas estão sempre nas vitrines e conquistam a cada dia mais admiradoras.

Coturno das sandálias

Sua aparência é rude, mas intencionalmente: o objetivo é que seja despojada e que mesmo quando produzida a partir de materiais mais sofisticados ou enfeitada com glitter ou strass, não deixe de ter uma aparência esportiva, capaz de quebrar um pouco a seriedade ou o romantismo de qualquer look. É como se ela fosse o coturno das sandálias.

Normcore

A birken se encaixa em um estilo chamado lá fora de normcore, que é fundamentalmente uma tendência que prioriza a simplicidade e o conforto acima de qualquer questão de estilo e beleza. E quer peça mais normcore que o jeans?

E, com esse fim, a sandália tem sido combinada com todos os tipos de roupas, saias, shorts, vestidos, calças jeans, etc., geralmente buscando uma combinação contraditória entre o look e o calçado (mas não se preocupe: a birken é democrática, use-a como preferir).

De acordo com a personal stylist e diretora da consultoria Divã do Estilo, Danyla Borobia, essa é a chave: “fazer o contraponto é o pulo do gato, portanto, se o look for todo formal, feminino ou até com uma pegada mais rock and roll e usar um item do vestuário com uma pegada mais normcore (birken) a mulher irá parecer antenada”.

Restrições?

Segundo Danyla, “a única restrição é no universo empresarial. Algumas empresas não permitem, pois possuem um dress code mais rígido, então antes de usar é bom dar uma conferida com o pessoal do RH”.

Já em relação a tipos físicos, a personal stylist afirma que não existe qualquer ponto contra, mas que há alguns truques que podem ser utilizados para equilibrar a silhueta:

– Para as pernas curtinhas, grossas e mulheres com sobrepeso, o melhor é compor com shorts e saias jeans mais curtos e usar a birken em uma cor mais neutra, como o nude, assim a silhueta ficará mais alongada;
– Os jumpsuits (famosos macacões) nas cores de jeans mais escuros dão a sensação de silhueta mais alongada e mais magra, e ficam super atuais quando compostos com a birken;
– Outro truque fácil é sempre dar destaque ao rosto. Colocar um decote mais profundo, usar um colar chamativo ou um lenço pode render alguns centímetros a mais na altura.

Ainda não está convencida em usar a birken? Então veja como você pode combinar suas sandálias com vários tipos de jeans e se sentir bem:

Fonte: Reprodução
Legenda: Reprodução

1- Com saia jeans

Segundo Danyla Borobia, “itens como as saias e shorts jeans são ótimos para compor looks com esse tipo de sandália, pois ela é do universo informal, esportivo e nada sexy, mas quando composta com peças femininas deixam o visual mais equilibrado. Para ficar super moderna, o bacana é usar saias e shorts com cintura marcada alta”.

2- Com calça jeans

Apesar de as blogueiras adotarem mais frequentemente a combinação da birken com calças boyfriend, Danyla afirma que “as calças mais justas como as skinny também são uma ótima pedida”.

3- Com shorts jeans

A combinação de birken com shorts é uma das mais intuitivas e despojadas. O jeans destroyed é o mais usado entre as blogueiras, geralmente combinado com camisas.

4- Com macaquinho jeans

A combinação da birken com macaquinho ou jumpsuit não é a mais fácil de encontrar, mas rende looks bonitos, com cara de “roupa para passear no fim de semana”.

Na hora de escolher sua birken

Se você ainda não tem certeza se gosta ou não da birken, uma dica é experimentar modelos com tiras mais finas, ou aqueles com formato semelhante ao das sandálias de dedo. Esses formatos, por terem uma aparência mais leve, são geralmente mais aceitos, mesmo por pessoas com um gosto mais clássico.

Além disso, há uma infinidade de formatos e materiais e é possível que, com tantas opções, você pode acabar se apaixonando por alguma.

Tente! Com o combo jeans + birken, além de estilosa, você vai estar muito confortável!

Você encontra várias peças de jeans moletom na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Até mais.

Comentário

Comentários