A popularidade do jeans é inquestionável. A calça jeans é nossa companheira de todos os dias e diversos momentos e o denim já foi levado para os mais diversos tipos de peça. Que tal conhecer agora uma série de curiosidades sobre essa peça?  

19 curiosidades sobre o jeans
Foto: Reprodução
  1. Acredita-se que primeira calça jeans foi criada em torno de 1500 para utilização dos marinheiros italianos utilizarem a bordo. 
  1. O tecido utilizado pra criar a versão mais próxima da calça jeans que usamos hoje foi criado em 1857, na França, na cidade de “De Nimes”, originando o nome do tecido, Denim. 
  1. Esclarecendo uma confusão que acontece com frequência: Denim é o tecido e Jeans é a peça pronta. 
  1. O primeiro nome do jeans era waist overalls, macacões de cintura, em tradução livre. 
  1. Até pouco antes da Segunda Guerra Mundial apenas homens podiam usar jeans. Algumas mulheres que se arriscavam a usar a peça foram duramente desaprovadas pela sociedade, só na década de 1960 é que as calças jeans se tornaram populares entre as mulheres. 
  1. Até essa década, as calças jeans eram consideradas uma peça de roupa para as classes mais humildes. Estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e James Dean, foram os responsáveis por popularizar o jeans entre os mais abastados. 
  1. Inclusive, durante a década de 1950 alguns lugares, como igrejas, bailes e teatros proibiam o uso do jeans, sob risco de banimento de quem se atrevesse a usar a peça. 
  1. Com um fardo de algodão é possível confeccionar cerca de 225 calças jeans. 
  1. O jeans mais caro do mundo foi o primeiro exemplar da versão atual da peça, criado e comprado por Levi Strauss. Foi fabricado em 1879 e vendido por US$46532,00. 
  1. Atualmente esse modelo é peça de museu, participando de exposições em diversos cidades pelo mundo. 
  1. A cor original do jeans, índigo, foi escolhida por ser a melhor para esconder sujeiras que caíssem na peça. 
  1. De acordo com o Ibope cerca de 46% dos brasileiros usam jeans todos os dias. 
  1. Apesar de hoje termos diversos modelos de calça jeans, quando surgiu a peça não tinha variação nem de modelagem, nem de cor. 
  1. A modelagem brasileira, com elastano e que valoriza os quadris, causou muito estranhamento no exterior, mas atualmente é bastante popular também. 
  1. De acordo com pesquisas nos EUA cada pessoa tem, em média, 7 calças jeans, enquanto no Brasil esse número sobe para 9 calças por pessoa. 
  1. O Brasil é o segundo maior produtor de jeans no mundo, atrás somente da China. São cerca de 25 milhões de metros de denim, o tecido matriz do jeans, produzidos todos os meses. 
  1. Levi Strauss, o criador da calça jeans, nunca usou uma. Isso porque a peça foi criada para pobres e ele era um rico homem de negócios. 
  1. Sabe aquele bolsinho menor da sua calça jeans? Ele foi criado para armazenar relógios de bolso no passado. 
  1. A primeira marca a realizar um desfile com 100% das peças em jeans foi a Calvin Klein, que até hoje é referência em peças no tecido. 

Você já conhecia alguma dessas curiosidades? Tem outras pra contar? Comenta aqui! 

Comentário

Comentários