Hoje é dia de lembrar da importância de se conservar as nossas florestas! Mas não vale ser só hoje, tá? Essa consciência deve permanecer em nós todos os dias. Lembrem-se que preservar as florestas é sinônimo de proteger as nossas vidas e a vida do nosso planeta!

As florestas vêm sendo ameaçadas há muito tempo em todo o mundo. Como elas não podem se proteger sozinhas é nosso dever resgatar e combater os males que os seres humanos fazem a elas!

Vocês sabiam que o mundo já perdeu metade de suas florestas? Cerca de 1/3 da biodiversidade mundial está em nosso país, mas só 1,99% tem proteção. Temos muito a perder, não? Só de Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Cerrado podemos ter noção do tamanho do estrago que pode acontecer se não tomarmos providencias logo!

Pra vocês terem ideia, quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora, provocando o desequilíbrio da cadeia alimentar. Também vem a degradação do solo e a desertificação. Além de afetar o clima… haja calor e poluição!!!

Mas o que fazer pra ajudar? Simples… a principal dica é DENUNCIAR qualquer tipo de irregularidade nas florestas, como o corte ilegal. Os cativeiros de animais silvestres também devem ser denunciados! Participe de abaixo-assinados e iniciativas de aumento de segurança nas florestas. Ligue imediatamente para os bombeiros ao ver algum incêndio na mata. Não faça fogo nas florestas, como queimadas, fogueiras e fogos de artifício. Tome cuidado com o descarte de fósforos e bitucas de cigarro. Piqueniques na mata só com o saco plástico do lado!

A denúncia é anônima! Não tenham medo!

Comentário

Comentários