Na década de 80 as calças chegavam na lavanderia do jeans enrijecido pela goma. Era bastante desconfortável e só melhorava depois que os consumidores lavavam as peças algumas vezes.

Com isto, surgiram as lavanderias industriais de jeans e foi evoluindo bastante com o tempo. Por isto, hoje existem diversos tipos de lavagens de jeans e servem para um propósito, tratar de uma nova forma o jeans.

Com isto, as lavanderias industriais tornaram-se laboratórios e elas fazem diversos tipos de lavagens nas peças. Conheça a seguir um pouco de cada uma.

Tipos de lavanderia do jeans 

15-efeitos-de-lavanderia-do-jeans

1 – Stone Wash

Criado em 1980, a lavagem é feita com tambores rotativos cheios de pedras. No processo as pedras entram em atrito com o jeans fazendo com que o azul desbote.

Ao poucos ocorreram as evoluções, como Super Stone onde a peça fica mais tempo na máquina e garante uma tonalidade de azul diferente. Já para clarear os jeans, apareceram os Destroyed e o Delavê, que usam enzimas e cloro, para clareamento e envelhecimento das peças.

No processo de Stone Wash também é usado produtos químicos, como as enzimas celulósica que potencializam o efeito. Como consequência, garante um maior envelhecimento pelas pedras e o tempo que o jeans fique na máquina.

2 – Vintage

A lavagem vintage permite que o jeans básico fique envelhecido. Depois de passar pelo Stone Wash ela pode receber o tingimento Vintage.

No procedimento as fibras de tecido são pigmentadas e ganham uma nova cor, causando o envelhecimento do jeans. Após, elas também recebem outros efeitos, conforme necessidade.

3 – Acid Washed

Este tipo de lavagem faz com que a peça receba manchas uniformes garantindo um aspecto final marmorizado.

4 – Bleached

O bleached é o jeans com o azul mais claro e artificial, ou seja, ele só chega neste tom por meio de processos químicos no tecido.

5 – Dirty Washed

O dirty washed garante que o item fique com aspecto velho e desgastado. Normalmente apresenta uma tonalidade queimada e oscila com tons acinzentados a terrosos.

6 – Distressed Denim

O Distressed Denim é o jeans com aspecto desgastado e rasgado.

7 – Leather Effect

O seu efeito de lavanderia do jeans tem uma semelhança com o couro. Com o efeito a calça leva um aspecto “Hippie Chique”.

8 – Ombré ou Dip Dye

Nesta lavagem o efeito é o tie dye no jeans, ou seja, o degradê da tonalidade.

9 – Paint Effect

O conceito simula as manchas ou os respingos no tecido e é bastante comum.

10 – Soft Rigid

A lavagem é feita em tecido virgem, visando um leve amaciamento.

11 – Resina

A resina é usada para manter o azul do jeans (mantém o jeans escuro), inclusive alguns efeitos.

12 – Mud Wash

A lavagem realizada em jeans azul ou preto escuro sobre tinta verde para efeito camuflado.

13 – Lixado

Este método pode ser de abrasão manual ou mecânica e permite desgastar a peça enquanto ela amacia. Em alguns casos, pode usar máquinas, garantindo a reprodutibilidade dos efeitos.

14 – Ecolzol

Tem a capacidade de fazer o tingimento e amaciamento simultâneo. O Ecolzol são corantes únicos e indicados para processo rápido de sobre tingimento.

15 – Fire Wash

A lavagem é realizada em jeans escuro (índigo ou black) com corantes vermelhos.

Lembrando que as duas primeiras lavanderias do jeans  são as mais comuns. As outras também são populares, mas permite um efeito próprio para a peça, de qualquer forma todas deixam a nossa queridinha peça jeans, com estilo único.

Ou seja, acima estão apenas algumas das principais formas já que o jeans pode receber diversas aplicações. Em todo caso aproveite e nos conte qual lavagem é a sua preferida.

Comentário

Comentários