Olá,

O jeans é um material confortável, prático e amado por todo mundo. Especialmente para nós, mulheres, é muito comum ter uma coleção de jeans guardados por valores sentimentais mesmo que a maioria esteja velha, desbotada e sem uso. Sabiam que há várias maneiras de reaproveitar aquela calça jeans antiga jogada no fundo do armário? Reaproveitar roupas femininas é uma ótima maneira de inovar, colaborar com o meio ambiente e ainda economizar. Vejamos algumas delas aqui.

calca-jeans
Fonte: Reprodução

Capinha para celular e tablets

Todos amam capinhas para celular descoladas, mas como elas são caras! Essa é uma opção do que fazer com o jeans antigo. Meça a largura, comprimento e altura do celular ou gadget e faça um estojinho com essas dimensões. Se não souber costurar procure tutoriais na internet, é muito fácil, barato e fica lindo!

Tapete de retalhos

Pode soar como algo que sua avó faria, mas tapetes de retalhos são charmosos especialmente quando feitos com tecidos diferentes. Calças jeans são ótimas para fazer um tapetinho porque o material é resistente mesmo depois de muito usado. Se quiser reciclar ainda mais é possível fazer um conjunto inteiro para banheiro ou sala com tapete e capas de retalhos para os móveis.

Porta trecos estilosos

Nesse caso combinamos a reciclagem de duas coisas: calças jeans velhas e potinhos antigos. Pode até usar aquele copo de requeijão que ia jogar fora, o que importa é que ele esteja limpo e inteiro. É só encapar os recipientes com o tecido do jeans, pode colar com cola quente ou outros tipos de cola bem resistentes para que dure.

Uma boa opção é pegar uma calça feminina skinny, com as pernas mais fininhas, que tenha o diâmetro do copinho, encaixa-lo no meio e colar. Pronto! Fácil e bonito para colocar no quarto ou no escritório.

Bolsas

Bolsas é outro tipo de produto que amamos. Quando você está um pouco sem grana e tem o armário cheio de jeans antigos aproveite e inove! Tudo o que precisa é de uma tesoura, linhas e uma máquina de costura. Pode procurar por moldes na internet se não tiver muita ideia de como fazer, existem vários exemplos por aí.

Além disso bolsas feitas com jeans são ecológicas, resistentes e tem um visual moderno.

Capa para agenda, cadernos ou livros

As aulas já estão voltando, quer economizar nos cadernos e ainda assim ir para a faculdade ou mandar as crianças para a escolar com material lindo e novinho? Podemos usar retalhos de jeans velhas para fazer capas ou enfeites para agendas e cadernos. É só cortar e colar com cola quente. Também é possível fazer capas para envolver os livros, assim não terá o perigo de estraga-los quando enfiar na bolsa ou largar no banco de trás do carro.

Capa para estofado, almofadas e travesseiros

Fazer capinhas para almofadas, para sofás e travesseiros é fácil e barato. Tudo o que você precisa é de uma boa quantidade de jeans velhos e alguma habilidade com costura. Cobrir o sofá com uma capa feita com jeans ajuda bastante para quem tem filhos pequenos ou cachorros dentro de casa e não quer que ele seja danificado com muita facilidade, além de dar um visual moderno à sua sala.

Jogo americano

O jogo americano é uma opção bem fácil de fazer se você está achando tudo isso de costurar muito complicado. Basta cortar nos tamanhos certos para colocar na mesa num jantar ou almoço especial. Se quiser também pode enfeitar com estampas, botões, linhas coloridas ou o que sua criatividade mandar.

Embrulho para presente

O Natal já passou, mas sempre aparece um aniversário ou ocasião especial para presentear os entes queridos. Embrulhos sempre dão correria e problemas e obviamente gasto, por isso podemos reciclar jeans velhas de qualquer tipo. É só cortar, costurar na forma de saquinho e enfeitar. Use botões ou fitas para deixar o saco de embrulho ainda mais bonito.

Recuperar jeans velhos

Recuperar só funciona se a calça ainda serve e tem o único problema de estar desbotada ou rasgadinha. As opções para recuperação são muitas, usar botões para reviver a calça, tingir com cores vivas ou fazer uma calça desfiada. A criatividade é quem manda nesse caso.

Patchwork

O patchwork é todo tipo de trabalho manual feito com retalhos de tecido. Você pode fazer todo tipo de coisa com suas antigas calças jeans: almofadas, travesseiros, bolsas, brinquedos, enfeites. Existem cursos online e dezenas de vídeos e tutoriais pela internet para te dar algumas ideias do que fazer. Vale a pena misturar vários tecidos e aproveitar para reciclar algumas camisetas e blusas velhas também.

Você encontra calça jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.

Comentário

Comentários